Palavra da Presidente

Em que podemos ajudar?

Quem acompanha o trabalho do SindiVarejista sabe que não nos restringimos em ser uma entidade de classe, somos o facilitador do crescimento empresarial. Desde o começo, há mais de 70 anos e, sem perder nossa essência que é representar o varejo, procuramos ser diferentes naquilo que propomos e estamos sempre em busca de inovações e nos reciclando para isso.

Quantas leis e decisões prejudicam o comércio? Quantas negociações e ações judiciais impostas são danosas ao setor? Dá para imaginar como seria complicado à categoria patronal, se não tivesse uma representação?

Esses são simples exemplos da importância de estar amparado por uma instituição que está de olho em tudo e em busca de benefícios fiscais e tributários para a categoria. Como atuamos com muitos parceiros, conseguimos também ir além da representação e oferecer ao nosso associado opções de serviços e cursos.

Um exemplo é nosso Departamento Jurídico que faz atendimento gratuito ao associado, sanando suas dúvidas e também atuando em sua defesa em até três ações trabalhistas por ano. É simples, é só ligar e marcar uma consulta. O SindiVarejista também oferece acesso a Plano de Saúde, Automação Comercial, Certificado Digital e Seguro de Vida e outros produtos, com valores bem abaixo do praticado no mercado. Também temos descontos no Senac, na Esamc e no Colégio Politécnico Bento Quirino.

Uma novidade que acabou de chegar à entidade é a parceria com a empresa “Semp|Bin” de maquininhas de cartão de crédito. Para associados, a empresa cobra taxa até 40% menor do que a utilizada no mercado. Vale a pena conhecer!

Outro diferencial é nosso case de sucesso: o Gestão de RH no Varejo. Que são encontros mensais com objetivo de auxiliar as empresas na Gestão de Pessoas. E a diversidade de cursos e workshops só cresce em nossa entidade. Neste mês, muitos  empresários compareceram ao SindiVarejista para tirar dúvidas das regras do Novo Simples Nacional.

Já o workshop “eSocial no Varejo: sua fase de implantação” será no próximo dia 15 de maio. Após a palestra uma especialista ficará de plantão para tirar dúvidas de nossos associados. Faça a sua inscrição!

Por fim, estamos aqui para atender você varejista! Queremos que nos diga em que podemos auxiliá-lo. Qual a maior necessidade da sua empresa?

Sanae Murayama Saito,  Presidente do SindiVarejista de Campinas e Região

Palavra da Presidente publicada na edição número 44 do Nosso Varejo.

A construção do que está por vir

O país começa a sair de uma das piores crises econômicas já vividas e que afundou muitas empresas, além de tirar o emprego de muita gente. Agora temos a nova Lei Trabalhista, que ajudou em parte, mas ainda causa dúvidas e incertezas. 2017 também foi um ano complicado em relação às negociações das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) com os oito sindicatos de empregados das cidades representadas pelo SindiVarejista.

Vale lembrar que a CCT é o documento mais importante do setor e que dita as regras nas relações de trabalho (empregado/empregador) e o SindiVarejista sempre se pautou em fechar Convenções equilibradas com a intenção de buscar cada vez mais um varejo forte e sustentável, tanto para empregados, quanto para empresários varejistas.

Na Convenção Coletiva 2017/2018 assinada para Campinas, Paulínia e Valinhos o índice do reajuste foi de 1,73%, que a princípio causa uma sensação de “muito pouco”. Porém é importante olhar com mais atenção porque com a inflação baixa todos ganham, pois, o poder de compra se mantém, os juros diminuem e o salário não perde valor.

Diante deste quadro econômico que estamos vivendo foi concedido também um abono de R$350 para auxiliar no poder de compras dos empregados. A partir de fevereiro 2018 estaremos assistindo as empresas nas rescisões contratuais. Desta forma as empresas associadas terão a quitação do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) com eficácia liberatória geral. Essa é uma conquista que deixa a categoria ainda mais segura.

Por isso é de extrema importância a participação dos empresários do varejo em nossa entidade. Traga sua dúvida, seu questionamento sobre uso correto da CCT. Juntos, ficamos mais fortes para lutar por nossa categoria. O panorama para 2018 é positivo. Mesmo sendo um ano eleitoral, onde devem ocorrer disputas na política que com certeza irão afetar a nossa economia.
A retomada das vendas já aconteceu e é resultado direto do controle da inflação. Acredito que as famílias estão mais conscientes e agora se planejam melhor em relação aos gastos futuros. E isso é bom pra todo mundo.

Que 2018 seja um ano de reconstrução, de união e de ótimos resultados. Saiba que o SindiVarejista está aqui para ajudá-los e orientar as escolhas certas e assim fazer o novo ano repleto de resultados positivos.

Palavra da Presidente publicada na edição número 43 do Nosso Varejo.

Clique aqui e leia na íntegra a edição

Pequenos são os que mais geram vagas

Não é de hoje que se noticia o quanto a crise brasileira assolou o comércio. Dentre as formas deste impacto, frisa-se o mercado de trabalho, principalmente nos anos de 2015 e 2016 e ainda com importantes reflexos negativos este ano. No entanto, se aplicarmos uma lupa no desempenho do mercado de trabalho dos municípios, por atividades varejistas e tamanhos dos estabelecimentos, podemos observar que as pequenas empresas foram as que tiveram melhor resultado na geração de vagas.

Em Campinas, por exemplo, no saldo acumulado de julho de 2016 a junho deste ano houve extinção de 955 postos de trabalho no varejo. Considerando os estabelecimentos com até quatro trabalhadores, o saldo é positivo em 1.508 novos vínculos trabalhistas. Em todos os outros setores, exceto aquele que possui de 50 a 99 empregados, houve mais desligamentos do que admissões. Esses números mostram que as pequenas empresas amenizam um saldo de emprego que poderia ser pior e potencializam a geração de vagas. Além disso, esse perfil não fica restrito a Campinas e se estende à região. Algumas análises podem ser tiradas disso: primeiramente, mesmo em um momento de retração do emprego, os pequenos estabelecimentos têm menos capacidade de subsistir caso diminuíssem o quadro funcional.

Portanto, a sustentabilidade do emprego fica por conta dos que conseguem manter as portas abertas. Ressaltam-se também as características do pequeno varejo: muitos localizados em bairros, com proximidade e fidelidade de clientes bastante significativas.

Em suma, mesmo em crises, o desempenho dos pequenos é um alento e tem o caráter estabilizador, para não dizer de destaque pela geração de novas oportunidades de trabalho. Com essa pesquisa, o SindiVarejista ressalta a importância de todas as categorias do varejo – pequeno, médio ou grande – que revela que, juntas, têm um papel fundamental na economia. Reafirmamos nossa função em representar todas elas e temos trabalhado para garantir que benefícios e conquistas ocorram em prol de todos.

Um exemplo importante é a uma mudança prevista na Reforma Trabalhista para casos de multas aplicadas às empresas com funcionário sem registro em carteira. Hoje a lei prevê o mesmo valor para todas as empresas. Com a Reforma, a penalização deverá ser proporcional ao porte da empresa, garantindo assim um tratamento mais adequado. Essa é uma conquista dos sindicatos junto ao governo. Por isso, reafirmo nosso compromisso em garantir uma representatividade efetiva para todas as
empresas, pois, não importa o tamanho, todas mostram a sua força, em um momento de crise.

Sanae Murayama Saito,  Presidente do SindiVarejista de Campinas e Região

Palavra da Presidente publicada na edição número 42 do Nosso Varejo.

Clique aqui e leia na íntegra a edição

Nosso Varejo: uma década

Neste ano, o Nosso Varejo completa 10 anos. E, para comemorar uma década de publicações, lançamos nesta edição a reformulação do projeto gráfico deste que é um dos mais importantes canais de comunicação com nossos associados. O Nosso Varejo está mais moderno e contemporâneo, com o objetivo de se alinhar às tendências da comunicação e das relações cada vez mais conectadas. O layout – tipografia, cores e componentes visuais – foi pensado para propor uma leitura mais ágil, dinâmica e compreensível, fundamentais da era digital. As páginas trazem um formato mais clean e com mais  elementos gráficos para facilitar o entendimento. Também trazemos neste novo projeto, novidades no conteúdo. Logo de início, ressaltamos um espaço para destacar os benefícios oferecidos aos associados ao SindiVarejista, onde o leitor poderá se informar sobre os inúmeros produtos disponibilizados aos empresários do comércio. Nossa intenção é apresentar, com maior clareza e objetividade, as vantagens em ser um associado ao SindiVarejista e as excelentes oportunidades oferecidas.Ainda sobre o conteúdo, outra novidade é a publicação de artigos assinados por parceiros e especialistas, que terão espaço fixo nas edições. Serão ricos textos de opinião, uma coluna pensada para agregar diferentes pontos de vista, conceitos e entendimentos, ampliando assim o senso crítico e a diversidade de ideias. Na última página do jornal, mais uma novidade: o antigo espaço “Causo” passa a se chamar agora “Eu, varejista”. Nesta nova versão da coluna, vamos contar histórias de comerciantes das cidades de nossa região, desde curiosidades, iniciativas de sucesso, ideias inovadoras e experiências que merecem ser compartilhadas. Afinal, sabemos que o dia a dia no comércio, muitas vezes, pode ser um grande desafio com boas histórias a serem contadas. Nossas matérias e reportagens especiais continuarão, com foco sempre em pautas de interesse do setor, tendências do varejo e conteúdo relevante que possa contribuir com o negócio dos nossos associados. Estamos muito orgulhosos de apresentar esta nova proposta do Nosso Varejo, pensada e planejada para você, varejista. Chegamos à edição 41 e desejamos que seja a primeira de mais uma década que virá pela frente sempre tendo o associado como o nosso maior parceiro.

Palavra da Presidente publicada na edição número 41 do Nosso Varejo.

Clique aqui e leia na íntegra a edição. (pdf)