Home  > Notícias do Varejo  > Festival Cultural abre inscrições para oficinas gratuitas

Festival Cultural abre inscrições para oficinas gratuitas

O SindiVarejista promove a partir do dia 26 o 1º Festival Cultural SindiVarejista com oficinas de Grafite, Circo e Hip Hop

Campinas será palco do 1º Festival Cultural Conexão Social, promovido pelo SindiVarejista de Campinas e Região, a partir do dia 26 de abril, em que serão realizadas atividades artísticas e culturais gratuitas à população. O Festival ocorrerá nos meses de abril e maio e promoverá três oficinas de Grafite, Circo e Hip Hop com artistas e profissionais especializados.

O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. A iniciativa tem patrocínio da Concessionária CCR AutoBan, que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.

Faça aqui sua inscrição
º
As aulas ocorrerão no Sesi Amoreiras, parceiro do projeto, responsável por ceder espaços, estrutura e equipamentos para a realização das atividades do Festival Cultural. O foco das oficinas será adolescentes e jovens a partir de 12 anos. Adultos interessados também podem participar da iniciativa.

O objetivo do Festival é promover a inclusão social, a participação popular e a transformação do seu território por meio da arte de rua, em suas diferentes formas e modalidades, como a dança, a música, o circo e o grafite. A intenção é democratizar o acesso à arte e à cultura, de modo a oferecer à população a oportunidade do contato com essas modalidades artísticas.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, iniciativas como essa reforçam a importância de realizar ações que promovam o desenvolvimento social em nossa cidade. “Estamos muito felizes por realizar o 1º Festival Conexão Social, um projeto muito bem pensado e estruturado com os parceiros, cujo principal objetivo é promover a transformação e acesso de jovens por meio da arte. Temos a certeza que as empresas que participam de iniciativas como esta contribuem de forma efetiva com a sociedade”, avaliou.

“As oficinas serão conduzidas por artistas locais que unirão criação artística às temáticas que compõem a realidade nas grandes cidades, como a mobilidade urbana, o consumo sustentável, a preservação geral do nosso patrimônio, a vida nas grandes cidades e como a arte pode nos servir de ferramenta para transformação cultural e promoção de cidadania”, explicou a produtora executiva do projeto Marina Carvalho.

Para o diretor de Centro de Atividades do Sesi, Paulo Sérgio Pinca Casati, o projeto está alinhado ao conceito da entidade. “O Sesi tem uma forte atuação em projetos com enfoque no desenvolvimento social. O Festival Cultural reúne elementos fundamentais para este desenvolvimento social, além de dar oportunidade de acesso destes jovens às oficinas em nossas dependências é motivo de orgulho e privilégio”, afirmou.
A intenção é que o Festival Cultural se torne um evento tradicional em Campinas, consolidando-se no calendário cultural da cidade.

Ao final das oficinas, os participantes farão uma apresentação durante um Fórum na cerimônia de encerramento do projeto, consolidando-se assim o 1º Festival Cultural Conexão Social.

Um pouco sobre cada oficina

Hip Hop – Na oficina de Hip Hop, os participantes irão aprender as técnicas da dança de rua – break, street-dance e hip-hop. As aulas serão desenvolvidas por meio de músicas, variações coreográficas, exercícios e dinâmicas em conjunto, levando os alunos a uma atividade prazerosa com um ritmo atual e contagiante. Além disso, será apresentado o contexto da arte chamada de “voz da periferia”. As aulas acontecerão às terça e quintas-feiras, das 14h às 18h, nos dias 4, 9, 11 e 16 de maio.

Grafite – Nesta oficina, serão ensinadas técnicas de grafite e de spray, além de todo o contexto histórico da modalidade. Entre eles, como a comunidade estabelece suas relações, sua identidade e a possibilidade de criar novos espaços para um desenvolvimento mais sustentável. As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h, nos dias 26 de abril, 3, 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de maio.

Circo/Malabares – Nesta oficina, serão ensinadas aos participantes técnicas do malabarismo e construção de malabares com material reciclável. A oficina busca, por meio dos exercícios e experimentações com bolinhas, proporcionar ao participante o acesso a sua própria coordenação motora acionando pontos de percepção em seu corpo e mente que reverberam em sua vida cotidiana. As aulas acontecerão aos sábados, das 14h às 18h nos dias 29 de abril, 6, 13 e 20 de maio.