Conexão Social

História

O projeto Conexão Social SindiVarejista nasce em 2006 com o lançamento de um portal com o objetivo de promover e desenvolver uma cultura de gestão para a responsabilidade social e sustentabilidade na Região Metropolitana de Campinas – RMC.
De 2007 a 2009, essa teia de relações se amplia com a articulação e a construção de alianças intersetoriais. Entre os encontros e oficinas promovidos, destaca-se a organização junto ao Instituto Ethos, do programa INTERNETHOS em Campinas, que envolveu 85 empresas da região, além das duas edições da Conferência Regional de Responsabilidade Social do Varejo (2007 e 2008) que mobilizou 40 especialistas e teve a participação de cerca de 600 pessoas.

INTERNETHOS EM CAMPINAS
REDE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL PELA SUSTENTABILIDADE

internethos-300x185

Em parceria com o Instituto Ethos e o SESC de Campinas, o Conexão Social trouxe o Programa Internethos para a formação de uma rede de aprendizagem na região com o objetivo de incentivar e apoiar a criação de uma rede de responsabilidade social empresarial local pela sustentabilidade que contribuisse para internalização de valores e práticas na cultura de gestão e processos gerenciais para transformar as empresas em parceiras na construção de uma sociedade justa.

Foram diversos encontros entre 2007 e 2008 mobilizando em torno de 98 organizações e empresas varejistas de diversos tamanhos e segmentos.


CONFERÊNCIA DE REGIONAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO VAREJO – 2007 E 2008

Foto_Conferencia_2007_credito_Adriano-Rosa-300x167As conferências foram uma grande oportunidade de trocar idéias, repassar conhecimentos e, principalmente, multiplicar ações no campo das boas práticas em seus mais diversos setores. Ações estas relacionadas à preservação do meio-ambiente, ao respeito ao consumidor, ao incentivo a cultura como forma de inclusão, ao combate à corrupção e também à criação de oportunidades para que tenhamos melhores profissionais no futuro. Participantes de diversos pontos do Estado de São Paulo, estiveram presentes durante os painéis realizados. O grande beneficiado com isso foi o público presente, que saiu do evento com a certeza de estar mais preparado para criar a sua própria forma de contribuir para um mundo melhor.

Além dos painéis e debates, a Conferência ainda ofereceu oficinas práticas para um maior contato dos participantes com os temas abordados. “Este projeto, que começou a tomar forma dentro do nosso trabalho desenvolvido no site Conexão Social pôde, agora, quase um ano depois, se tornar realidade. E desde que essa decisão foi tomada, nossa equipe desdobrou-se para conseguir reunir nesse evento alguns dos principais nomes ligados ao tema. Um processo no qual nossos parceiros tiveram um papel fundamental”, afirma Sanae Murayama Saito, presidente do SindiVarejista.

“Reunimos uma gama de assuntos que foram da preservação do meio-ambiente, passando pela questão do aquecimento global, até a necessidade de idealizar, implantar e apoiar programas de incentivo ao desenvolvimento profissional de jovens e adultos”, completa Sanae.
Além da troca de experiências e idéias, o objetivo da Conferência foi o de buscar a conscientização das pessoas em relação à importância de se arregaçar as mangas e trocar o velho papel passivo, onde apenas se espera que outros resolvam os problemas de todos, para uma postura ativa, que gera o envolvimento de todos na busca por soluções.