O Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região – SindiVarejista Patronal – é uma entidade de classe que representa os empresários do varejo. Em seus quase 80 anos de atuação e legitimidade é uma das entidades mais importantes, atuantes e reconhecidas do setor no Interior Paulista.
Sua abrangência se estende a Campinas e mais 12 cidades da região. Além de atuar com o papel de órgão representativo do varejo, o SindiVarejista se destaca por fomentar o fortalecimento e o desenvolvimento do comércio local, além de focar no aperfeiçoamento do empresário. Faz isso por meio de ações como palestras, cursos, grupos de estudos, parcerias entre outros eventos. Além disso, desenvolve produtos, disponibiliza benefícios e convênios para o setor.
Na esfera jurídica, o sindicato defende os direitos dos varejistas, além de colocar à disposição assessoria jurídica que oferece respaldo legal para que os empresários possam compreender e atuar em sintonia com a complexa Legislação Tributária e Trabalhista. Também representa o setor na esfera política no sentido de acompanhar e impor limites em planos que prejudicam o setor. A entidade também atua no lado social onde busca ser um facilitador de formação de redes para ações de transformação da sociedade incluindo diferentes agentes em um debate amplo e com ações efetivas.
O SindiVarejista foi criado pela iniciativa de quatro tradicionais comerciantes da cidade em 28 de abril de 1944 em prol da união e da proteção do varejo. O empresário do setor de cristais e louças, Emílio Gerin, o varejista do ramo de óleos vegetais, Dino Zamarion, o comerciante do setor de açougue, Dante Túlio, e Jayme Serra, proprietário de um armazém. Nesse período o mundo estava em guerra, o Brasil vivia a Era Vargas e acabara de criar a CLT –Consolidação das Leis do Trabalho. Campinas, estava com cerca de 80 mil habitantes, e tinha como prefeito Joaquim de Castro Tibiriçá. O Mercado Municipal era o maior e mais importante centro de compras, onde se concentravam todos os produtos e serviços que a população necessitava.
A entidade começou constituída como associação do comércio de carnes e depois como Sindicato Varejista de Carnes Frescas, para finalmente ser formalizada pelos quatro pequenos empresários, em curto espaço de tempo, como Sindicato do Comércio Varejista de Campinas. O propósito era atender os empresários dos diversos gêneros do varejo, todos carentes de suporte sindical nas demandas da nova legislação trabalhista.
No ano em que se formalizou como sindicato, elegeu sua diretoria, empossou como presidente Dino Zamarion e filiou-se à Federação do comércio do estado de são Paulo (FecomerciosP), da qual faz parte até hoje. Zamarion iniciou na presidência do SindiVarejista em 1944 e se revezou no cargo com Dante Túlio e Jayme Serra até 1970. A partir de 1971, Jayme Serra permaneceu na presidência até 1982, quando faleceu. O advogado Tochio Guinosa assumiu a presidência e, depois de vinte anos à frente do sindicato,em agosto de 2002 foi substituído por Sanae Murayama Saito. Na eleição de 2002 Sanae Murayama Saito foi a quinta pessoa a presidir a entidade e a primeira mulher presidente.
Representar e defender de forma ética a classe patronal do Comércio Varejista de Campinas e Região, promovendo o desenvolvimento social, político e econômico.
Nossa Visão
Ser um sindicato patronal diferenciado, capaz de disseminar conceitos de confiança, fortalecimento e ampliar as conquistas da classe, tornando-se um porto seguro e um respaldo aos empresários.
Nossos Valores
Atender as necessidades dos empresários e seus colaboradores com: ética, excelência, credibilidade, relacionamento e sustentabilidade.
O projeto Conexão Social SindiVarejista, foi criado em 2006, e desde então busca a promoção e o desenvolvimento de uma cultura de gestão para a responsabilidade social e sustentabilidade na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O projeto tem a intenção de sensibilizar e mobilizar as empresas do varejo e consumidores a incorporar no dia a dia práticas sustentáveis. O Conexão Social reconhece o papel fundamental do varejo na mudança da forma que consumimos e os impactos que podem ser causados no meio ambiente e na sociedade. Promovemos conexões através de redes de parcerias com pessoas e organizações que constituem uma rede de multiplicação de conceitos e práticas de consumo sustentável. Desde empresas do varejo, consumidores e demais públicos envolvidos, como funcionários, fornecedores, escolas, comunidade local, ONGs, poder público, entidades de classe e instituições afins. Nossas ações estão voltadas para construir, valorizar e ampliar conexões que possibilitam mudanças no comportamento individual e coletivo. Acreditamos que nossa contribuição está em inspirar, estimular, apoiar e comunicar ações práticas de sustentabilidade.
O projeto Conexão Empresarial Sindivarejista foi criado em 2012, juntamente com a inauguração do 5º andar do prédio onde localiza-se a sede do SindiVarejista. Todo o andar visa atender as demandas do projeto que oferece ao comerciante do varejo o suporte necessário para a sua qualificação. No local são realizados cursos, grupos de estudo, palestras e consultorias. As atividades têm como base quatro eixos principais como Desenvolvimento e Retenção de Talentos, Tecnologia do Varejo, Relações do Trabalho e Eficiência de Vendas. A criação do projeto tem a intenção de acompanhar as constantes mudanças no cenário do comércio varejista. Sua importância no cenário econômico brasileiro vem sendo cada vez mais reconhecida e destacada. Além de ser quem mais gera empregos formais no país, o setor exibe números expressivos de crescimento. Nesse cenário, aumentaram-se os desafios na forma de gerenciar e operacionalizar o negócio. Por isso, é de extrema importância oferecer ferramentas e um conjunto de informações e qualificação que incentivam a melhoria contínua e o desenvolvimento do empreendimento varejista. Isso tudo para tornar o comércio mais rentável e competitivo. Espaço físico O espaço do Conexão Empresarial tem 320 metros quadrados disponíveis, divididos em 12 salas multiuso com divisórias que permitem adaptações e sala de reuniões. A estrutura também comporta um auditório com capacidade para 70 pessoas, com banheiro acessível. No local há também a possibilidade de aluguel dessas salas de trabalho que têm cada uma, 10 metros quadrados. Elas oferecem acesso à internet, telefone, cozinha e banheiros exclusivos. O objetivo da iniciativa é atender empresários varejistas que não têm escritório próprio ou fixo.
O SindiVarejista completou 70 anos de fundação em abril de 2014 consolidado como uma das entidades mais importantes e reconhecidas do setor. O evento que marcou o aniversário da entidade aconteceu no mês de Maio. Uma grande festa aconteceu no Sesc Campinas e contou com a presença de amigos, parceiros, juízes, representantes de classe, representados e colaboradores. O evento também teve a presença de autoridades políticas e municipais, como o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que em seu discurso parabenizou e destacou a importância regional da entidade. O evento contou com o lançamento do vídeo institucional e da revista comemorativa de 70 anos da entidade. Neles são apresentados a trajetória de conquistas e as origens do sindicato. Tanto o documentário quanto a revista tiveram a participação, em forma de depoimentos, de varejistas e parceiros que puderam relatar a importância das atividades do sindicato em sua história.
Mário Sérgio Cortella
Mário Sérgio Cortella Mário Sérgio Cortella Os cerca de 300 convidados também puderam conferir a peça de teatro “Orçamento Familiar”, criada pelo projeto Conexão Social. Nela, dois atores interpretam personagens que informam, de forma lúdica e didática, a importância de praticar o orçamento familiar e as pequenas ações de consumo sustentável.
Comércio agente de desenvolvimento local
Para encerrar a festa, o evento contou com a participação especial do filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella, que durante quase duas horas conversou com o público e falou da importância da atuação do comércio no meio em que está inserido, responsável por ser agente do desenvolvimento de uma comunidade.