Apenas 31% do varejo está automatizado

by Webmaster | 08/08/2011 12:24

O varejo brasileiro ainda precisa avançar muito na questão de automação. Esse fato é ilustrado por pesquisa realizada pela Bematech em parceria com a Opinião Consultoria que apontou que apenas 31,6% do comércio do país está automatizado, quando considerada a utilização combinada de hardware e software de gestão.

Entretanto, o relatório mostrou um cenário promissor, com a intenção das empresas em se automatizar. Tanto que dentre os não automatizados (68,4%), 69% pretendem avançar no investimento em soluções de automação nos próximos anos. Entre as soluções de tecnologia utilizadas pelos estabelecimentos, destacam-se impresso fiscal, citado por 42% dos entrevistados, e software de gestão, mencionado por 47%.

De acordo com a pesquisa, 42% dos entrevistados afirmaram usar impressora fiscal no estabelecimento, seguidos por 47% que possuem software de gestão. O relatório apontou ainda que com alta automatização despontam os postos de gasolina, seguidos dos segmentos de calçados e cosméticos/higiene. Já entre os menos automatizados, figuram os estacionamentos e as óticas.

O levantamento mostrou, por fim, que para 31% dos respondentes, o principal impacto da adoção de ferramentas de automação é a agilidade nos processos, seguido de melhoria de controle da gestão (15%).

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/apenas-31-do-varejo-esta-automatizado/