Calçadão da Rua 13 de Maio ganhará cobertura de sombrinhas coloridas

by Luciana Felix | 20/07/2022 11:53

Os 800 metros do Calçadão da Rua 13 de Maio ganharão uma nova imagem até o final deste ano. O projeto de instalação de uma cobertura de guarda-chuvas coloridos, pufs, bancos e lixeiras de concreto ao longo da principal via do comércio central de Campinas foi apresentado pela Prefeitura na manhã desta terça-feira (19) aos lojistas. A proposta foi apresentada pela Construtora Patriani em um chamamento público da Administração Municipal.

As secretárias municipais de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, e de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, que também é presidente da ACIC, fizeram a apresentação da proposta ao lado do executivo da construtora, Bruno Patriani, e do arquiteto responsável pelo projeto, Irineu Anselmo Júnior. Os lojistas e diretores da associação puderam conhecer o projeto, tirar dúvidas e apresentar sugestões. Eles saudaram a iniciativa como positiva e fizeram considerações sobre a instalação e manutenção.

Toda a estrutura a ser instalada será doada pela construtora ao município e deve se tornar permanente. “A parceria com a Prefeitura é uma forma de agradecer o carinho que a cidade sempre teve com a empresa. Uma cidade que abraçou a Patriani”, afirmou Bruno Patriani na reunião. A empresa ficará responsável pela instalação do projeto, que deve ser finalizado antes do final deste ano, e também pela manutenção pelo prazo de 12 meses.

Serão instalados 950 guarda-chuvas coloridos distribuídos em treliças de metal, que cobrirão seis quadras do Calçadão, que serão intercaladas ao longo da via, visando dar área de sombreamento mas também manter o espaço arejado. As estruturas ficarão a cerca de seis metros do chão, preservando a fachada das lojas e a iluminação.

Para tornar a permanência mais agradável para quem frequenta o comércio central, serão instalados na 13 de Maio vários pufs redondos, bancos retangulares vazados e lixeiras, todos confeccionados em concreto. O mobiliário urbano ficará a cerca de um metro e meio da entrada das lojas e será disponibilizado de forma espaçada pelas quadras.

Cartão-postal

Será um grande passo para a requalificação do centro da cidade”, disse a secretária Carolina Baracat Lazinho durante a apresentação no auditório da ACIC. Para ela, além de um novo cartão-postal para Campinas, o mobiliário urbano trará conforto para alavancar as vendas do comércio.

A secretária de Desenvolvimento Econômico destacou que a ação está entre várias iniciativas que têm sido avaliadas entre o prefeito Dário Saadi e as pastas para a região. “Nunca se discutiu tanto o centro em um governo”, afirmou Adriana Flosi aos presentes. O chamamento público integra as iniciativas do Plano de Requalificação da Região Central de Campinas (PRAC).

Também participaram da reunião, o vereador Carlinhos Camelô; o vice-presidente ACIC, Guilherme Campos Júnior; o diretor da associação Edvaldo de Souza Pinto; o coordenador da Regional Central, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Jairson Valério dos Santos; e o presidente do movimento Avança Campinas, Luiz Picolotto Neto.

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/calcadao-da-rua-13-de-maio-ganhara-cobertura-de-sombrinhas-coloridas/