Home  > Notícias do Varejo  > Câmara de Campinas assina convênio para contratar 40 Jovens Aprendizes em situação de vulnerabilidade

Câmara de Campinas assina convênio para contratar 40 Jovens Aprendizes em situação de vulnerabilidade

A presidente do SindiVarejista Sanae Murayama Saito participou da reunião que culmunou na assinatura do convênio


A Câmara Municipal de Campinas assinou na tarde desta quarta-feira (18) um convênio com a empresa São Francisco Resgate e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a contratação de 40 adolescentes em situação de vulnerabilidade no âmbito do Programa Jovem Aprendiz. O objetivo é proporcionar oportunidades de trabalho para jovens que estão em medida socioeducativa, oferecendo treinamento teórico e prático, conforme a legislação vigente. A presidente do SindiVarejista Sanae Murayama Saito participou da reunião que culmunou na assinatura do convênio.

Parceria inédita entre Câmara, Senac e São Francisco Resgate

A iniciativa inédita é fruto da colaboração entre o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho, visando estabelecer atribuições claras entre as partes para a execução do programa. A parceria busca integrar os jovens no mercado de trabalho e reforçar a política pública de inclusão profissional, promovendo o acesso ao trabalho formal.

“Esta parceria é um marco na história da Câmara de Campinas. Estamos muito felizes em poder apoiar esses jovens, que estão em medida socioeducativa, oferecendo uma oportunidade de recomeço por meio do programa Jovem Aprendiz. A Câmara está comprometida em fortalecer as políticas públicas de inclusão social e garantir acesso ao trabalho para esses adolescentes”, afirmou Luiz Rossini (Republicanos), presidente da Câmara Municipal.

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz da Câmara de Campinas?

Os 40 jovens selecionados pelo Comitê Gestor do programa receberão treinamento teórico oferecido pelo Senac no início do próximo ano. Os aprendizes serão distribuídos em 20 postos de trabalho, tanto nos departamentos administrativos quanto nos gabinetes dos vereadores, atuando em dias alternados e respeitando o contra turno escolar.

O Carlos Alberto Roberto de Oliveira, gerente regional do Ministério do Trabalho, destacou que a medida visa ajudar as empresas a cumprir sua cota de jovens aprendizes. Ele explicou que, para essas empresas, a contratação no setor público ou em uma organização autorizada pelo Ministério é uma alternativa viável para cumprir a legislação.

Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e responsabilidades das empresas

A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Regina Duarte da Silva, explicou que a São Francisco Resgate firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para realizar a contratação dos jovens via cota alternativa. O Ministério do Trabalho de Campinas foi acionado para viabilizar a implementação do programa, garantindo que as obrigações trabalhistas, como pagamento de salários, encargos e vale-transporte, sejam cumpridas pela empresa.

“Essa parceria representa uma excelente oportunidade para esses adolescentes, que buscam um novo começo na vida. A parte prática será realizada na Câmara Municipal, e a parte teórica no Senac. Estamos oferecendo uma porta de entrada para o mercado de trabalho para aqueles que mais precisam”, completou Regina Duarte da Silva.

Benefícios para jovens e comunidade

O programa Jovem Aprendiz da Câmara de Campinas representa uma oportunidade única para os adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Além de desenvolverem habilidades profissionais, os jovens terão a chance de adquirir experiências valiosas no ambiente de trabalho, além de contribuir com o serviço público da cidade. O Senac, por sua vez, garantirá que os aprendizes recebam uma formação de qualidade, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook e Instagram