PIX: veja como criar um QR Code para receber pagamentos no comércio

by Luciana Felix | 12/03/2023 19:09

O PIX foi lançado pelo Banco Central no final de 2020 e já se tornou um dos principais métodos de transferência bancária entre os brasileiros. O sucesso da ferramenta se deve à praticidade de realizar uma transferência instantânea usando uma chave cadastrada.

Mas muita gente não conhece a possibilidade de criar um QR Code para não ter de passar a chave PIX para os outros. O código criado pode ser lido por outros usuários ou até enviado a alguém como link.

A alternativa pode ser muito útil não apenas para usuários, mas também para estabelecimentos comerciais, facilitando pagamentos.

No passo a passo, abaixo vamos mostrar como realizar o processo.

Como gerar o QR Code do Pix?

Cada instituição bancária possui um procedimento diferente de como gerar QR Code Pix, mas existe um passo a passo geral que resumimos a seguir:

1. Acesse o aplicativo do banco
Independente da instituição que você utilize, será possível gerar QR Code Pix somente pelo aplicativo do banco. Essa é a plataforma que realiza as conexões para receber transferências de outras pessoas.

Algumas companhias trabalham com sistema desktop, além do aplicativo. No entanto, o procedimento pode ser mais burocrático por essa plataforma. Por isso, é recomendável realizar os passos pelo aplicativo.

Vale a pena reforçar que, nesta etapa, não é preciso ter uma conta CNPJ para gerar o código de recebimento Pix.

A função também está disponível para pessoas físicas em suas contas convencionais e permite receber o pagamento também por QR Code.

2. Selecione a função “Cobrar”
Em seguida, o usuário deve localizar sua “Área Pix” no aplicativo do banco. Atualmente, essa seção costuma estar na página inicial da tela, para facilitar o acesso.

Entrando no menu, será mais simples localizar a opção de “Cobrar” e gerar QR Code Pix para seguir com a cobrança.

A alternativa está entre outras ferramentas, como enviar um pagamento ou ler um código para fazer uma transferência.

Basta localizar a aba “Cobrar” e entrar no menu para seguir com os demais passos que irão gerar um QR Code Pix.

3. Informe o valor
Uma vez na opção “Cobrar”, o usuário terá a autonomia para informar o valor que deseja receber de cobrança.

Essa alternativa está disponível quando a pretensão é criar um código único e específico para uma compra, geralmente a opção que usuários comuns, inclusive pessoas físicas, costumam utilizar.

No entanto, também existe a opção “Não especificar o valor”, caso deseje ter um QR Code Pix sem valor certo. Dessa forma, o receptor deverá inserir o total no aplicativo que utilizar para o pagamento.

Não é necessário informar outros dados para continuar com a criação do código. Caso não opte pelo valor, basta seguir para a próxima etapa, clicando em “Criar QR Code”

4. Compartilhe o código
Finamente, o usuário irá gerar QR Code Pix e poderá visualizá-lo na tela final do procedimento, onde é possível compartilhar por link ou imagem.

Essa função, inclusive, possibilita o envio por outros canais externos, como redes sociais ou aplicativos de mensagem, por exemplo.

Dessa forma, torna-se possível cobrar a distância, utilizando um código seguro e de geração única. Nesse caso, ele terá validade apenas uma vez e irá expirar se não for usado dentro de determinado período.

Além disso, se pagador estiver pessoalmente no local, ele pode realizar a leitura do QR Code em seu dispositivo e já confirmar a transferência.

O processo é instantâneo, e ele irá visualizar o valor ou a tela para inserir o valor no seu aplicativo de banco. Essa integração não possui custos e deve ser concretizada com acesso à internet.

Após o envio do pagamento, o código QR Pix irá expirar e se tornar inválido, até que o usuário crie outro para cobrança.

Como gerar QR Code Pix gratuito?
Para gerar QR Code Pix gratuito, basta seguir o passo a passo e emitir um código no seu aplicativo de banco.

Isso porque todas as emissões são gratuitas, sem custos para o usuário que gera a imagem e para quem envia o valor.

Essa ferramenta, assim como as principais do Pix, foram desenvolvidas para facilitar as transações financeiras entre pessoas físicas e jurídicas.

Por esse motivo, a geração de QR Code para cobrança, e seu compartilhamento, não possuem nenhum tipo de custo para as partes.

No entanto, é importante reforçar que o Pix para pessoas jurídicas pode ter algumas taxas de recebimento.

Esse valor varia conforme a instituição bancária onde a chave Pix está inscrita e o canal que recebe a transferência do código.

Nesse caso, se o usuário for uma empresa e possuir uma chave CNPJ para receber, ele pode ter algumas tarifas de desconto no valor total.

Esse débito não é fixo e os bancos possuem autonomia para definir qual a porcentagem de cobrança de cada transferência instantânea para empresas.

Contudo, essa cobrança ocorre somente quando o pagamento é concretizado. Em outras palavras, até o momento do recebimento, não existem taxas.

Por esse motivo, gerar QR Code Pix continua sendo gratuito, mesmo para empreendimentos que trabalham com essa opção.

O compartilhamento da imagem, ou fixação do código no estabelecimento, não geram custos. Mesmo que seja uma chave estática, sem mudanças, ela não irá trazer tarifas para a pessoa jurídica, somente as taxas de recebimento do valor já enviado.

Além disso, se a empresa trabalhar com uma conta de pessoa física, como um responsável financeiro, por exemplo, tanto a geração da imagem QR quanto a transferência continuam gratuitas.

Como gerar o QR Code do Pix para PJ?
Gerar QR Code Pix para pessoa jurídica é uma opção simples, que também está disponível no seu aplicativo de banco.

Trabalhar com essa ferramenta pode ajudar no controle financeiro que a instituição possui, além de organizar seus recebimentos nas devidas contas.

Mesmo com as taxas de Pix para PJ, a ferramenta permite um controle mais completo sobre cada pagamento, e é uma alternativa mais segura, e legal, para as empresas.

No entanto, mantendo a praticidade que a transferência instantânea preza, a emissão também está disponível no aplicativo do banco.

A maioria das empresas utiliza uma instituição voltada para serviços PJ, com diferenciais e facilidades que ajudam no controle financeiro do negócio.

Por esse motivo, a localização do menu pode mudar conforme cada aplicativo. Contudo, a alternativa está disponível assim como aplicativos para pessoa física.

O procedimento também é semelhante, dentro da área de Cobrança, que permite gerar QR Code Pix, desde que exista uma chave cadastrada que não seja aleatória.

Geralmente, recomenda-se utilizar o CNPJ para recebimento, facilitando o controle e comprovação jurídica.

Além disso, uma das principais diferenças é a possibilidade de ter mais de um código, que pode ser estático ou dinâmico.

O que é o QR Code estático?
O QR Code Pix estático é a modalidade mais comum, que a maioria dos estabelecimentos opta por usar. Trata-se do código que pode ser utilizado várias vezes.

Nesse caso, ele não expira a partir da primeira transferência, mas permanece válido para que os consumidores enviem pagamentos com a mesma chave.

Essa opção é a mais prática para quem deseja elaborar uma placa de código, por exemplo. Afinal, o QR Code não muda, e é mais simples para os usuários acessarem.

Uma vez emitido, a imagem ficará vinculada temporariamente à chave usada. Em outras palavras, alterar a chave pode tornar o QR Code inválido. Contudo, se não existirem mudanças, os clientes poderão ler o mesmo código várias vezes.

A geração dessa alternativa de recebimento é simples, e segue o mesmo passo a passo anterior, no aplicativo.

Além disso, é possível estabelecer um prazo de validade para o QR Code Pix estático, como forma de segurança, caso exista alguma ação criminosa que comprometa o recebimento.

Dessa forma, após a data limite estabelecimento no aplicativo antes da geração, o código deixa de ser válido, como ocorre com as emissões convencionais.

O que é o QR Code dinâmico?
Enquanto isso, o processo para gerar QR Code dinâmico é tradicional, disponível para todas as pessoas, físicas e jurídicas.

Trata-se do procedimento padrão para a maioria dos aplicativos bancários, onde o código muda a cada transação.

Dessa forma, ele é exclusivo, e pode ser utilizado apenas uma vez. Quando a transação é concluída, não é mais possível usar o mesmo endereço para transferência, mesmo que nada tenha mudado na conta do receptor.

Essa opção é segura, pois permite proteger os dados e a chave Pix do usuário que está emitindo o código.

No entanto, se realizar várias transações, cada uma exige uma emissão de QR Code diferente, o que pode ser mais burocrático para realizar manualmente.

Existem alguns sistemas que já efetuam essa operação automaticamente para empresas, como as maquininhas de cartão de crédito, que trabalham com o código e geram um caminho único para o cliente transferir a partir do equipamento.

Contudo, se estiver usando apenas o aplicativo do banco, o vendedor deverá gerar QR Code Pix dinâmico todas as vezes que utilizá-lo.

Como fazer uma placa do Pix?
Para fazer uma placa do Pix, é preciso selecionar uma chave estática, gerar o QR Code Pix e transformá-lo em uma impressão física.

Muitos estabelecimentos estão utilizando essa opção por conta da praticidade nas vendas. Afinal, basta divulgar a imagem e os clientes podem transferir apenas lendo a imagem.

Algumas carteiras virtuais e máquinas de cartão trabalham com o QR Code como forma de finalizar a operação e já permitiam a impressão de placas.

No entanto, com o surgimento dessa ferramenta instantânea, a alternativa se tornou popular em outros segmentos, de modo que mais empreendedores buscam imprimir fisicamente seu código para disponibilizar.

Nesse caso, basta emitir a chave e gerar QR Code Pix pelo aplicativo bancário normalmente, seguindo o mesmo procedimento anterior.

Em seguida, selecione a imagem e faça as alterações para se adequar ao tipo de material que irá compor a placa. É importante que os elementos gráficos fiquem visíveis para o cliente ler no momento da transferência.

Contudo, é um procedimento simples. Caso a instituição financeira da sua conta não ofereça a opção de emitir a placa como cortesia, basta realizar a impressão da maneira que preferir.

Vale a pena gerar QR Code Pix?
Como uma das ferramentas mais populares de pagamento dos últimos anos, vale a pena aprender como gerar QR Code Pix e considerar essa alternativa no dia a dia.

Esse formato permite receber transferências de forma mais prática, sem exigir que o usuário emissor digite manualmente a chave para o envio.

Além disso, é um código versátil, que pode ser emitido por pessoas físicas ou jurídicas, com data de validade para a operação ou sem tempo definido.

Existem diversas alternativas disponíveis para estabelecimentos e correntistas que desejam gerar uma cobrança mais prática para receber.

Por esse motivo, é interessante considerar essa alternativa para operar com a transferência instantânea do Banco Central, e aprender como gerar QR Code Pix para facilitar a sua rotina de transações bancárias.

Fonte: Com informações de Olhar Digital e IDinheiro!

 

___________________________________________________________________________________

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook[1]

 

Endnotes:
  1. Facebook: https://www.facebook.com/sindivarejistacampinas/

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/pix-veja-como-criar-um-qr-code-para-receber-pagamentos-no-comercio/