Home  > Notícias do Varejo  > Planejamento 2023: veja o calendário com as principais datas comemorativas do 1º semestre para o comércio

Planejamento 2023: veja o calendário com as principais datas comemorativas do 1º semestre para o comércio

O SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP elaborou um calendário com as principais datas comemorativas do primeiro semestre

Diferentemente do que se viu em 2022, este ano começa com grande expectativa sobre a economia. Contudo, mesmo que haja otimismo para o ano que se inicia, é preciso manter os pés no chão e se preparar para quaisquer possíveis problemas pelo caminho, já que nem todos os setores do varejo conseguiram recuperar o faturamento do período pré-crise sanitária, como são os caso do segmento de acessórios, roupas e calçados e dos serviços prestados às famílias.

Após um período longo de recessão econômica, em que o poder de compra do consumidor foi bastante afetado, as datas comemorativas dos primeiros seis meses de 2023 podem potencializar o faturamento dos setores de comércio, serviços e turismo. O SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP elaborou um calendário com as principais datas comemorativas do primeiro semestre. Assim, o setor empresarial poderá planejar ações e campanhas para aumentar o seu potencial de venda.

Confira a seguir:

Janeiro

As empresas devem aproveitar o período para trabalhar ações de liquidação, “desovando” os produtos remanescentes da Black Friday e do Natal, que ficaram parados nas prateleiras. No primeiro mês do ano, as papelarias, por exemplo, podem ser beneficiadas com a volta às aulas. O comércio deve aproveitar janeiro para fazer promoções especiais para o Dia do Cabeleireiro (19) e, ainda, o Dia do Farmacêutico (29).

Fevereiro

Datas importadas, como o Valentine’s Day – ou Dia de São Valentim (14) –, em que se celebra a união amorosa em muitas partes do mundo, têm se tornado tendência no Brasil. Fevereiro também será marcado pela volta da celebração do Carnaval (21), a tradicional data festiva que deve movimentar o setor. Atente-se!

Março

Logo no início do mês, no dia 8, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Aqui, ações e estratégias pensadas especialmente para a data são bem-vindas. Outra ocasião relevante do mês é o Dia do Consumidor (15).

Ainda no mês de março, é comemorado o Dia de São Patrício – ou St. Patrick’s Day (17) –, festa da cultura irlandesa associada à cerveja.

Abril

Em abril, a data mais importante para o setor é a Páscoa (9), já que os supermercados e as lojas especializadas são beneficiadas pelas vendas de ovos de chocolate, bacalhau e outros peixes. No dia 14, comemora-se o Dia do Café, bebida que sempre foi paixão nacional. Casas e lojas que comercializam diferentes tipos de grãos podem pensar em alguma ação especial. Há ainda o feriado de Tiradentes, no dia 21, que cairá numa sexta-feira – e as pessoas devem aproveitar o momento para viajar.

Maio

Além do Dia do Trabalhador (1º), que cairá numa segunda-feira, estimulando o setor de turismo, no mês ainda há outra data de grande impacto para o comércio: o Dia das Mães. Levando em consideração a mudança dos hábitos de consumo do cliente, a experiência de um atendimento diferenciado e de qualidade é fundamental para atrair público e garantir vendas. De acordo com o histórico de sondagens da FecomercioSP, itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora de presentar as mães, seguidos por perfumes, cosméticos e eletrodomésticos. Atenção: o varejo também pode aproveitar o Star Wars Day (4), o Dia do Orgulho Geek (25) e, por que não, uma ação especial para o Dia do Hambúrguer (28)?

Junho

Em junho, celebra-se o Dia dos Namorados (12). A data é uma das responsáveis por manter aquecido o setor de comércio e serviços. Neste mês, ainda se comemoram os dias do Tenista (9), do Enxadrista (12), do Karatê (17), do Skate (21), do Atleta Olímpico (23) e do Vôlei (27).

Ah, e encerrando o primeiro semestre de 2023, temos as amadas e tradicionais festas juninas, que duram o mês inteiro!

______________________________________________________________________________________________

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook, e Instagram