by Luciana Felix | 08.08.2022 22:32
Com a proposta de desafogar o empreendedor durante a pandemia, o governo anunciou um novo ciclo do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
Neste novo ciclo do programa, os empreendedores poderão contratar o crédito em instituições financeiras habilitadas até 31 de dezembro de 2024[1].
O recurso do Pronampe deve ser utilizado para investimentos no negócio — como a aquisição de máquinas e equipamentos —, capital de giro, bem como o pagamento de salários de funcionários e de contas como água, luz e aluguel.
Segundo o Sebrae, essa fase do programa tem potencial de atender mais de 20 milhões de empresas e microempreendedores, que representam 98% dos negócios do país.
Mas a linha de crédito, criada em maio de 2020 com taxas baixíssimas — com juros em torno de 3,5%, quando a Selic ainda estava em 1,25% ao ano, acrescido à taxa de 1,25% ao ano —, pode não ser tão mais atrativa.
Ainda assim, a taxa do Pronampe ainda está abaixo da média praticada para os pequenos negócios. De acordo com o Sebrae, as linhas de crédito tradicionais operavam com taxas de 34% ao ano em março deste ano.
Nessa nova rodada do Pronampe, a taxa de juros será a Selic — atualmente em 13,25% ao ano — mais 6%. Ou seja, os empréstimos terão taxa de 19,25% ao ano, no máximo.
A expectativa é de que o novo Pronampe conceda entre R$ 30 bilhões e R$ 50 bilhões até dezembro.
Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/pronampe-2022-saiba-como-conseguir-emprestimo-e-quais-bancos-oferecem-a-linha/
Copyright ©2023 SindiVarejista de Campinas e Região unless otherwise noted.