Sede do Procon de Campinas ocupará prédio histórico no Centro em 2023

by Luciana Felix | 29/07/2022 14:01

O Departamento de Proteção ao Consumidor (Procon) de Campinas terá uma nova sede. Nesta quarta-feira (27) o prefeito Dário Saadi assinou um decreto de utilidade pública que permitirá ocupar um antigo casarão no Centro, para instalar a nova sede do Procon. A ação faz parte do aniversário de 248 anos de Campinas. O imóvel, tombado como patrimônio histórico, fica na Rua José de Alencar, 795 e, atualmente, pertence à Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp).

O prefeito Dário Saadi afirmou que a instalação do Procon no imóvel histórico contribui para a ocupação e a revitalização da região central.

“Este prédio é maravilhoso, a localização é ótima, tem importância histórica e está bem conservado. É de fácil acesso aos cidadãos e contribui para a revitalização do centro”, disse o prefeito, que lembrou que o imóvel foi residência e clínica do médico Clemente de Toffoli, um dos fundadores da Casa de Saúde e da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

A compra deve ocorrer até dezembro deste ano e passará por reforma. A mudança para o novo endereço deve ocorrer em 2023. O prédio tem 1.350 metros quadrados de área, diversas salas, e um estacionamento, ao lado, de 490 metros quadrados. Cerca de 200 mil pessoas passam pelo centro por dia.

O secretário de Justiça, Peter Panutto, afirmou que esta é mais uma iniciativa de revitalização do Centro. “A sede neste prédio vai aproximar ainda mais o Procon da população”, disse o secretário de Justiça.

Investimento

O investimento para aquisição está em estudo. Os recursos para compra e reforma serão provenientes do Fundo Municipal de Proteção de Defesa dos Direitos do Consumidor (Fmpddc). Ao deixar de pagar aluguel do atual endereço, no Cambuí, a economia será de R$ 320 mil por ano.

Procon

O Procon tem oito unidades descentralizadas (cinco nos distritos, uma no Espaço Cidadão do Paço Municipal, uma no Poupatempo Campinas Shopping e uma no Vida Nova).

___________________________________________________________________________________

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook[1]

Endnotes:
  1. Facebook: https://www.facebook.com/sindivarejistacampinas/

Source URL: https://sindivarejistacampinas.org.br/sindivarejista/sede-do-procon-de-campinas-ocupara-predio-historico-no-centro-em-2023/