Aplicativo “LojasAPP”, baixado gratuitamente, é uma ferramenta intuitiva que permite maior acesso direto ao mercado digital.
O Sindilojas de Campinas e Região e SindiVarejista de Campinas e Região lançaram nesta segunda-feira (21) o aplicativo “Lojas APP”, uma ferramenta Market Place que tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso de pequenos e médios comerciantes à venda online de produtos existentes na loja física.
A ferramenta, disponível gratuitamente para os sistemas IOS e Android, é intuitiva e pode ser gerenciada pelos empresários ou próprios funcionários da loja, sem a necessidade de treinamento. Para isso, após o download, é preciso apenas criar um perfil da empresa e cadastrar os produtos existentes na loja física – com fotos, detalhes, descrições, preços etc. O consumidor pode comprar o produto pelo smartphone e receber o item pelos Correios ou fazer a retirada no local – sistema Phigital, já usado em outros países.
Outra característica exclusiva do app é a possibilidade do cliente escolher qual loja ele quer seguir, criando assim sua própria vitrine, num modelo semelhante ao Instagram. Qualquer lojista do país poderá usar o aplicativo para ampliar as suas vendas.
Para as entidades, a criação do aplicativo foi inspirada no princípio de que, atualmente, o lojista não pode depender apenas de sua loja física (off-line), mas sim precisa ter pontos de venda também virtual. “Precisamos buscar facilidades para integrar, especialmente o pequeno e médio empresário, às vendas online. Não podemos mais separar, todos têm que estar integrados ao mundo digital”, disse o vice-presidente do Sindilojas, Carlos Augusto Gobbo.
O e-commerce tem ganhado cada vez mais espaço no varejo, mas por falta de recursos, muitas vezes, as pequenas e médias empresas não conseguem adentrar ou implantar esses modelos de negócio devido ao custo alto. A cobrança pelo uso do aplicativo é feita por meio de um percentual nas vendas realizadas, sem a necessidade de investimento inicial ou custo fixo. Os meios de pagamento são totalmente integrados usando o PagSeguro ou cartão de crédito. “Por isso, buscamos uma opção prática, intuitiva, que não demanda investimento inicial ou contratação de funcionários e profissionais para operar o sistema”, explicou Gobbo.
Uma pesquisa do Google divulgada na última segunda-feira (17) mostra que o comércio eletrônico deve dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021, crescendo em média 12,4% ao ano. Isso representa que as vendas vão dobrar em cinco anos, chegando a R$ 85 bilhões. A participação deve sair de 5,4% em 2016 para 9,5% em 2021.
Veja no vídeo abaixo como usar
Capacitação
Além do aplicativo, os sindicatos também pretendem realizar workshops semanais para capacitar, especialmente pequenos e médios comerciantes, a usarem ferramentas digitais (Facebook, Instagram e WhatsApp) integradas ao “LojasAPP” para ampliar as vendas. “Em momentos de crise como o que estamos vivendo, é preciso buscar soluções inovadoras. Nosso maior intuito é garantir o desenvolvimento do varejo e dar ferramentas para que o empresário possa se adequar as necessidades dos consumidores da atualidade”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.
Conheça as vantagens:
– retenção de clientes no canal web e mobile
– não precisa de mais funcionários
– não precisa abrir uma nova empresa
– confirme a venda antes de debitar no cartão (garante que o produto contém em estoque)
– cada filial pode ter seu aplicativo
– custo variável; crescimento sem gerar despesa
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