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Veja 8 dicas para aumentar suas vendas na Páscoa

A Páscoa apresenta inúmeras oportunidades para criar campanhas, propagar a marca e alavancar negócios durante as celebrações

Compra de ovos de páscoa em lojas supermercado. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A poucos dias para a Páscoa, que nesse ano será celebrada no dia 9 de abril, o comércio deve ficar atento para aproveitar as oportunidades para alavancar as vendas.

A data data comemorativa é importante para o calendário comercial tanto de lojas físicas quanto nas virtuais que podem alavancar suas vendas e conquistarem novos clientes.

A Páscoa apresenta inúmeras oportunidades para criar campanhas, propagar a marca e alavancar negócios durante as celebrações.

No entanto, como se destacar no meio de tantas ofertas? É preciso focar produtos pouco atendidos pela indústria tradicional. Explore ingredientes selecionados e diferenciados. Por exemplo, além do tradicional ovo de chocolate, os de colher, bombons de licor, trufas, colombas, brownies e cupcakes são alguns dos produtos artesanais que se destacam em relação aos vendidos em grandes mercados.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a bombar durante as comemorações de Páscoa e que podem ser uma boa ideia para campanhas durante todo o ano.

Mas, se você pensa que somente as lojas que vendem doces podem aproveitar a Páscoa, está enganado!

De fato, esses são produtos bastante procurados nessa época. Porém, muitos consumidores aproveitam a data para presentear pessoas queridas, recorrendo a diferentes tipos de lembranças. Portanto, independentemente do seu nicho de mercado, a Páscoa pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar a criatividade e desenvolver campanhas especiais para se destacar.

Confira abaixo dicas de como você pode aumentar suas vendas na Páscoa deste ano e já comece!

1. Crie uma campanha temática

É possível aproveitar a Páscoa para impulsionar as suas vendas, mesmo que o seu negócio não seja de um segmento tradicionalmente relacionado à data. Para isso, pense fora da caixa e elabore uma campanha temática, com chamadas criativas e uma identidade visual personalizada. Tente conectar os seus produtos à Páscoa, usando ideias e símbolos associados ao feriado.

Você pode incentivar o consumidor a presentear seus amigos e familiares de uma forma diferente esse ano, além de produzir conteúdos e ações relacionados à data. O mais importante é direcionar a campanha ao seu segmento e ao seu público-alvo.

2. Entenda os hábitos de consumo na Páscoa

Para definir as estratégias mais assertivas para a sua campanha de Páscoa, é importante entender quais são as tendências de consumo para a data comemorativa deste ano.

Um levantamento do Opinion Box aponta que 85% dos consumidores pretendem comprar chocolates para a Páscoa de 2023, sendo que os tipos de maior desejo são:

Ovos de Páscoa (65%);
Barras de chocolate (46%);
Caixas de bombom (45%);
Trufas (28%);
Cestas com vários itens (17%).

Além disso, os dados indicam que os brasileiros concentrarão os presentes no núcleo familiar. Quando perguntados sobre quem desejam presentear na data, eles responderam:

A si mesmos (49%);
Filhos (34%);
Marido, esposa, namorado ou namorada (31%);
Mãe ou pai (20%);
Amigos (11%).

3. Pense fora da caixinha

Repetimos aqui que não é só de doce que vive um negócio durante a Páscoa. Procure também inovar na forma de apresentar o produto. Invista em embalagens, laços, colheres de boa qualidade, tags personalizadas. Chamar a atenção do cliente é importante e estratégico. Vale destacar que é essencial divulgar suas ações, por meio de ações de marketing de Páscoa.

Você pode investir em várias estratégias, como mídia paga, disparos segmentados de e-mail marketing ou ações de engajamento nas redes sociais. Também vale dedicar uma seção específica do seu site para os produtos e promoções da Páscoa.

Aproveite também o poder das redes sociais para divulgar suas criações e novidades.

Você pode usar o Instagram para postar fotos dos seus produtos, divulgar preços ou até mesmo apostar em promoções para os seus clientes. O Facebook pode ser uma ótima ferramenta para divulgar vídeos promocionais do seu negócio, mostrando seu processo de criação e opções de produtos disponíveis. O WhatsApp Business vai ajudar com as encomendas. O Facebook Messenger também. Ele pode ficar conectado ao seu perfil comercial nesse canal.

4. Explore também novos nichos de mercado

Vivemos um momento em que cada vez mais pessoas estão preocupadas em manter uma alimentação saudável. Oferecer uma linha fitness pode ser uma aposta de sucesso. O público que frequenta academias e tem uma dieta regrada faz com que alternativas menos calóricas sejam pensadas. Os doces feitos com o Whey Protein e com menor adição de açúcar são uma excelente opção de negócio visando a quem segue uma dieta alta em proteínas e baixa em calorias.

5. Faça promoções exclusivas

Assim como em outras datas comemorativas, oferecer promoções atrativas é uma ótima forma de destacar o seu negócio frente aos concorrentes na Páscoa. Para se ter uma ideia, segundo o Opinion Box, dentre os principais fatores que motivam a compra de chocolate estão o preço (52%) e as promoções (43%).

Existem diferentes tipos de benefícios que você pode promover durante o período. Alguns exemplos são:

  • descontos em produtos específicos que tenham relação com a data;
  • cupons de desconto com o termo “páscoa”;
  • condições especiais de pagamento, como parcelamento sem juros ou desconto percentual para pagamentos por Pix;
  • promoções progressivas — quanto mais itens o cliente comprar, maior o desconto que ele recebe.

6. Ofereça brindes ou mimos

Faça um cálculo levando em consideração o valor médio gasto pelos clientes. Avalie a possibilidade de oferecer brindes durante o período que antecede a data. Itens de papelaria como cartões ou marcadores de livro ou mesmo entregas em domicílio sem custos são diferenciais para atrair e fidelizar seus clientes.

Não se esqueça de que existem diferentes possibilidades para pagamento em cartão, como crédito, pix e débito. Portanto, vale a pena investir e pesquisar sobre as opções e escolher alguma que se encaixe melhor no seu negócio.

7. Monte kits de produtos

Ainda pensando em incrementar o ticket médio e fazer o seu estoque girar, uma boa prática é montar kits de produtos temáticos, oferecendo descontos especiais para a compra de um combo de itens específicos.

Você pode disponibilizar, por exemplo, cestas com diferentes produtos para serem presenteadas na data. Os nomes dos kits podem incluir termos relacionados à Páscoa, para personalizar ainda mais sua campanha.

No entanto, lembre-se de que as mercadorias devem ser complementares, agregando valor uma à outra, para que o consumidor veja sentido em adquiri-las em conjunto.

8. Aposte no delivery

Se você trabalha com a venda de chocolates, o delivery é um canal muito relevante para impulsionar seus resultados na Páscoa, ainda mais com a digitalização dos hábitos de consumo da população.

De acordo com a Neotrust, o delivery de chocolates aumentou 91% no interior do país durante o período da data comemorativa em 2021, com um crescimento exponencial a partir da última semana de março até a véspera da Páscoa.

Dessa maneira, vale a pena oferecer essa facilidade para os consumidores receberem as suas encomendas rapidamente na edição deste ano.

Fonte: Com informações do SebraeSP e Pagar.me

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