Home  > Notícias do Varejo  > Palavra da presidente: Falando a mesma língua

Palavra da presidente: Falando a mesma língua

Sanae Murayama Saito, presidente do Sindivarejista, fala sobre a necessidade de trabalho conjunto entre contador e empresário, especialmente diante das mudanças do eSocial

“A maioria das empresas morre não porque faz a coisa errada, mas porque faz a coisa certa por um longo período de tempo.” A frase de Yves Doz, um renomado professor de Inovação Tecnológica e Gestão Estratégica, na França (que já veio ao Brasil para fazer palestras), parece sem nexo e muito incoerente, mas ela fala sobre a resistência a mudanças que, como nós sabemos muito bem, é muito forte em nosso meio varejista.

Voltando à lógica da frase, o que vemos hoje é que o certo de ontem pode não ser o certo de amanhã, porque mudou. Neste mundo de mudanças rápidas, está cada dia mais difícil sobreviver sem acompanhá-las. O Brasil está mudando, as empresas, os relacionamentos dos contribuintes com o fisco, as leis, o mercado, tudo, no final das contas, muda rapidamente.

Uma das mudanças mais urgentes que nós temos agora vem com o eSocial, que representa não apenas uma nova maneira de enviar informações geradas pela empresa, mas também a adoção de uma nova linguagem.

Vamos todos falar uma mesma língua e trabalhar com informações mais fidedignas. O empresário precisa mais que nunca de seu contador neste momento de mudança do eSocial e de adoção de uma nova linguagem.

Esse é o profissional com melhores condições de compreender o que está acontecendo e como se preparar para o novo.

Mas nem sempre o empresário, que tem o espírito empreendedor, fala a mesma língua do contador, que tem uma visão mais matemática das coisas.

Por isso, quando os dois se entendem e conseguem se comunicar melhor, o resultado é sempre positivo. É preciso, portanto, investir nesse relacionamento, falando a mesma língua.

Todos nós, agentes do desenvolvimento local, precisamos nos relacionar de forma unida e harmoniosa, numa mesma linguagem. O Sindivarejista investe nessa aproximação e procura contribuir na facilitação da vida do varejista e do contador. Nesta hora de mudanças necessárias e importantes, estamos prontos para ajudar. Participe de nossos eventos, acompanhe o nosso site e venha nos visitar.

Estamos de portas abertas para a inovação e para o crescimento de todos.

Sanae Murayama Saito
Presidente do Sindivarejista de
Campinas e Região

Publicado na Edição Nosso varejo Especial Contador Edição 21.