Home  > Notícias do Varejo  > Fluxo de caixa diário permite identificar déficits na gestão financeira

Fluxo de caixa diário permite identificar déficits na gestão financeira

Quer saber mais sobre outras ações de gestão empresarial? Participe dos nossos cursos

Não é nada agradável quando o empresário se depara, no fim do mês, com o quadro financeiro da empresa em situação desfavorável. Em alguns casos, para contornar esse cenário, basta pôr em prática técnicas de gestão financeira que permitam observar a movimentação dos recursos do empreendimento. Uma ferramenta bastante útil nesse sentido é o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta que apresenta um cenário sobre a situação financeira da empresa ao computar a entrada e a saída de recursos com base em vendas e pagamentos. Ao trabalhar com essas informações, o empreendedor consegue fazer uma previsão financeira para os próximos períodos, o que permite antecipar decisões para que a empresa se mantenha no azul.

Quanto mais curto for o período de avaliação, melhor é o resultado do fluxo de caixa. Fazer um fluxo de caixa diário é mais eficiente do que semanal ou mensalmente. É muito mais prático e eficiente observar todos os dias o que entra no caixa e o que sai dele para avaliar a saúde financeira da empresa. Observar os resultados mensais é importante, porém, para honrar compromissos que todos os dias ocorrem, é preciso observar o saldo do fluxo de caixa todos os dias.

Uma vantagem do fluxo de caixa diário é a identificação de “furos” – ocorre quando os pagamentos superam os recebimentos. Isso porque, mesmo que a empresa seja superavitária no fim do mês, déficits pontuais podem prejudicar o andamento dos negócios, como a falta de capital de giro (dinheiro rápido à disposição) para honrar compromissos ou fazer investimentos.

Quando não há necessidade de capital de giro – ou seja, o próprio fluxo de caixa mostra que os recebimentos são maiores do que os pagamentos –, a empresa tem uma gestão financeira mais eficiente. Por isso, o dia a dia conta mais do que o mês a mês.

Para evitar “furos”, é aconselhável que a empresa negocie com seus fornecedores prazos maiores para pagar pelas mercadorias. Desse modo, o estabelecimento comercial tem mais tempo para efetuar as vendas para os clientes antes de acertar as contas com os fornecedores.

Uma forma de trabalhar com o fluxo de caixa é por meio de planilhas para registro de todos os pagamentos e recebimentos efetuados no período. Com isso, os saldos ficam claros, e o empresário pode acompanhar a gestão financeira do negócio. Vale lembrar que a ferramenta pode ser usada em qualquer tipo de empresa do setor de comércio (varejista, atacadista e de serviços). Ou seja, é uma atividade de suma importância para o sucesso de qualquer empreendimento.

Quer saber mais sobre outras ações de gestão empresarial, de pessoas e técnicas de vendas?

Participe dos nossos cursos de capacitações que focam nas maiores demandas do varejo.

Entre os meses de julho e agosto o SindiVarejista traz os cursos de:

JULHO
10/07 – RH 4.0