Home  > Notícias do Varejo  > Inscrições abertas para curso sobre “Substituição Tributária do ICMS”

Inscrições abertas para curso sobre “Substituição Tributária do ICMS”

Encontro será realizado dia 18 de outubro por meio de uma parceria com IBDEC.

O SindiVarejista, em parceria com o IBDEC (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa), realiza no dia 18 de outubro, das 8h30 às 17h30, o curso completo “Substituição Tributária do ICMS”. As inscrições já estão abertas  e as vagas são limitadas! Associados ao SindiVarejista e alunos IBDEC pagam valor promocional de R$ 99,00 (saiba mais abaixo).

O curso tem como objetivo abordar o recolhimento antecipado do ICMS (regime conhecido como substituição tributária) e que vem causando muitas dificuldades e dúvidas aos empresários e colaboradores envolvidos na área. Com este encontro, você entenderá os principais aspectos relacionados à aplicação do regime de substituição tributária nos procedimentos internos e interestaduais, abordando as operações com os produtos relacionados no RICMS-SP.

Curso será realizado no SindiVarejista em parceria com o IBDEC. Foto: Adriano Rosa/SindiVarejista

Público-alvo

O curso é voltado especialmente para contadores, encarregados, auxiliares e demais profissionais envolvidos na área fiscal,   advogados, consultores e interessados no tema.

Cronograma do curso

– Introdução
– Conceitos e Base Legal
– Contribuinte Substituto e Substituído
– Modalidades de Substituição Tributária
– Responsabilidade Tributária
– Inaplicabilidade do regime de Substituição Tributária
– Base e Cálculo do Imposto
– Saídas internas;
– Saídas interestaduais;
– Remetente em outra unidade da Federação;
– Entradas interestaduais sem retenção do imposto envolvendo optantes do Simples Nacional.
– Procedimentos Fiscais
– Operações internas – contribuintes substitutos;
– Saídas internas – contribuinte substituídos (Notas Fiscais).
– Guias
– Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE);
– Guia de informação e apuração do ICMS substituição tributária;
– Crédito do Imposto e Ressarcimento do Imposto Retido;
– Devolução de mercadoria sujeita a substituição tributária;
– Levantamento do estoque;
– Tabela de CFOPS e Código de Situação Tributária.

Sobre o professor

Daniel Silva Nunes
Bacharel em Direito pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas ISCA Faculdades de Limeira, é também graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Interativa COC.  Formando em Técnico contábil pelo EEPSG MELLO MORAES mais de 20 anos. Possui pós-graduação em Direito Tributário e em Direito Previdenciário pelo Instituto Luiz Flavio Gomes, e pós-graduação em Direito do Trabalho e Processual Trabalhista pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Além disso, também é pós-graduado em Ciências Penais pela Instituição Luis Flávio Gomes  LFG. Atuou como docente do Estado no Colégio Técnico ETEC Paula Souza e outras escolas, em cursos de Gestão Empresarial e Direito Tributário, Contabilidade e Sistema Financeiro, além de ministrar aulas em cursos para Concursos Públicos. Atualmente é sócio proprietário de um escritório contábil na cidade de Piracicaba. É professor do IBDEC desde de 2008, nas áreas Contábil e Controladoria, Fiscal, Direito Tributário e Departamento Pessoal.

MAIS INFORMAÇÕES:

Dia 18/10/2018, das 8h30 às 17h30

Local: Espaço Conexão Empresarial SindiVarejista. Rua General Osório, 883 – 5º andar. Centro, Campinas-SP

Investimento: R$ 179,00. Associados do  SindiVarejista e alunos IBDEC pagam R$  99,00.

ATENÇÃO:

O curso é apostilado e possui certificado.

PARA GARANTIR SUA VAGA, entre em contato com Clayton Ferreira pelo e-mail clayton.ferreira@sindivarejistacampinas.org.br ou pelo telefone (19) 3775-5560

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br