Home  > Notícias do Varejo  > Alunos visitam MIS pela primeira vez em projeto do Conexão Social

Alunos visitam MIS pela primeira vez em projeto do Conexão Social

Turmas participaram de uma visita guiada após assistirem apresentação com instrumentos feitos a partir de materiais reciclados.

Por meio de apoio e articulação do Conexão Social SindiVarejista, alunos da EJA (Educação de Jovens e Alunos) Pierre Bonhomme tiveram a chance de conhecer o MIS (Museu da Imagem e do Som) pela primeira vez. Três turmas, com o total de 85 alunos, participaram do projeto Experimenta | Som, em que vivenciaram uma experiência musical com instrumentos reciclados que estão instalados no Palácio dos Azulejos, onde funciona o museu, e participaram de uma visita guiada no espaço após a apresentação.

Os encontros foram realizados nos dias 14 e 18 de agosto e, o último, dia 26, encerrando o ciclo de visitas. Os alunos do Ensino Fundamental, com idades entre 15 e 60 anos, responderam a um questionário ao final de cada encontro e a maior parte deles afirmou nunca ter ido ao museu.

O prédio é patrimônio histórico da cidade, tombado por órgãos estaduais, federais e municipais e considerado um dos mais importantes imóveis da memória de Campinas. Durante a visita, funcionários do MIS falaram sobre a arquitetura, sobre a história e acervo do museu aos estudantes.

O professor de Artes Rodrigo Neres, afirmou que o acesso ao museu foi muito importante para o conhecimento empírico dos alunos sobre o que é ensinado em sala de aula. “Como muitos estudam à noite, conhecer esses espaços, como o MIS, é ainda mais difícil. Mas, o mais importante é que eles conheçam de verdade o que explicamos e citamos em sala de aula”, afirmou.

“Acreditamos que o conhecimento pode gerar a transformação nas pessoas e é isso que os projetos do Conexão Social propõem”, disse Edna Borges, coordenadora do Conexão Social.

Experimenta Som
Os instrumentos foram criados por Ricardo Botter Maio a partir de 2005 em função de aulas de musicalização para crianças com deficiências diversas em três instituições de Campinas, procurando facilitar a execução com respostas rápidas e harmônicas dos usuários. A partir dessa experiência, eles foram unidos e projetados para soarem numa performance que traz uma música suave, surpreendente e livre.

Experimenta | Som teve por objetivo e conteúdo demonstrar as imensas possibilidades sonoras dos materiais que foram jogados no lixo e que, afinados, reproduzem harmonias e melodias diferenciadas. Ao final da apresentação, os alunos experimentaram os instrumentos junto com o músico Ricardo Botter Maio – idealizador do projeto.

Sobre a experiência musical, a maior parte dos alunos afirmou que a sonoridade dos materiais surpreendeu. “O som que ouvi é raro nas músicas. Por eu ser músico também, queria esse som naminha banda”, disse um estudante Paulo André Nascimento.

Leia também:

Alunos da EJA participam de palestra para iniciar oficinas de grafite

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) 
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br