Home  > Notícias do Varejo  > Escolas públicas de Indaiatuba recebem visitas de juízes

Escolas públicas de Indaiatuba recebem visitas de juízes

Cerca de 60 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Indaiatuba receberam a juíza do Trabalho de Americana, Natália Scassiotta Neves Antoniassi

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de duas escolas públicas de Indaiatuba receberam, no começo da semana, a visita de juízes da Justiça do Trabalho para um bate-papo informativo sobre noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, previdenciário, ética e cidadania. Foi a primeira vez que o encontro foi promovido na cidade.

A primeira visita aconteceu na Escola Municipal Aúrea Moreira da Costa, segunda-feira (15). Cerca de 60 alunos do EJA receberam a juíza do Trabalho de Americana, Natália Scassiotta Neves Antoniassi. O encontro durou cerca de três horas. Já, na terça-feira, 16, foi a vez dos cerca de cem estudantes da Escola Municipal Leonel José Vitorino Ribeiro receberem o também juiz do Trabalho de Sorocaba Bernardo Moré Frigeri.

A troca de experiências entre alunos e magistrados faz parte do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)” desenvolvido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra). O projeto chegou até o munícipio por meio de uma parceria entre o Projeto Conexão Social Sindivarejista e a Secretaria de Educação Municipal. “Esse projeto é bem conhecido nas escolas de Campinas. Todo ano acontece. Por meio da parceira conseguimos levá-lo para ser trabalhado em Indaiatuba”, explicou a coordenadora do Conexão Social, Edna Borges.

O encontro

No encontro de segunda-feira, a juíza Natália Scassiotta fez questão de deixar o clima do encontro na escola Aúrea Moreira bem descontraído. Para isso, desenvolveu um bate-papo informal com os alunos que a encheram de perguntas. A maioria tinha dúvidas sobre assuntos trabalhistas e previdenciários. Todas as questões foram esclarecidas.

A magistrada aproveitou também para falar sobre ética e contou um pouco sobre a sua trajetória profissional. “Esse trabalho em escolas serve também como uma prevenção de conflitos. Nos encontros procuro levar informações claras e simplificadas com isso todos ganham”, pontuou.

A juíza também contou um pouco sobre sua trajetória profissional.  “É uma profissão que exige muito estudo e dedicação. Nada vem por acaso, tudo exige planejamento e força de vontade”.

A professora da EJA Mara Pugliesi afirmou ter ficado surpresa com o encontro. “Achava que seria tudo muito formal e que os alunos ficariam inibidos e quietos. Pelo contrário, a juíza foi extremamente acessível e usou um linguajar simples e do dia a dia. A troca foi muito rica, já que os alunos puderam participar e esclareceram suas dúvidas. Sem dizer que serviu para desmitificar o conceito de juiz, que parecia estar tão longe da realidade dessas pessoas”, afirmou.

O diretor da escola João Baptista Macedo também se surpreendeu com o encontro. “A juíza foi muito acessível e didática. Esse tipo de ação é muito importante para fazer aproximação e trazer conhecimento às pessoas”, ressaltou.

“A intenção aqui é aproximar os conteúdos das aulas com temáticas relevantes para os alunos, isso garante a funcionalidade do que se aprende e promove a motivação dos estudantes”, explicou a professora Orientadora Pedag&oacuoacute;gica da Secretaria de Educação, Tânia Regina Cataldi Milan.

No próximo dia 8 de outubro os alunos do EJA farão uma visita ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, em Campinas. O presidente do Tribunal, desembargador Flavio Alegretti de Campos Cooper, irá recebe-los.

A aproximação dos juízes com os alunos é a segunda etapa do projeto que foi iniciado no começo do ano com os professores. “Ele tem três momentos: o primeiro foi a capacitação dos professores que receberam material sobre os direitos e deveres e foi trabalhado em sala de aula; o segundo são as visitas que servem para tirar dúvidas e, o último, é como uma formatura onde os alunos apresentam, de forma artística e criativa, o aprendizado desenvolvido durante as atividades”, explicou Edna.

Sobre as visitas

As visitas dos magistrados fazem parte do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)” desenvolvido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (AmatraXV). O projeto chegou até o munícipio por meio de uma parceria entre o Projeto Conexão Social Sindivarejista e a Secretaria de Educação Municipal. “Esse projeto é bem conhecido nas escolas de Campinas. Por meio da parceira conseguimos levá-lo para ser trabalhado em Indaiatuba”, explicou a coordenadora do Conexão Social, Edna Borges.

Essa aproximação dos juízes com os alunos é a segunda etapa do projeto que foi iniciado no começo do ano com os professores. “Ele tem três momentos: o primeiro foi a capacitação dos professores que receberam material sobre os direitos e deveres e foi trabalhado em sala de aula; o segundo são as visitas que servem para tirar dúvidas e, o último, é como uma formatura onde os alunos apresentam, de forma artística e criativa, o aprendizado desenvolvido durante as atividades”, explicou Edna.

Para a juíza e coordenadora do TJC da região, Cristiane Rondelli, as visitas são fundamentais no programa. “É a parte mais gratificante deste trabalho. Nela acontece uma troca muito interessante. Para os alunos, que quebram paradigmas, para eles nascemos juízes. E, para nós, que enxergamos melhor a realidade”, afirmou.
A juíza ainda disse que os magistrados esclarecem dúvidas do conteúdo trabalhado em sala de aula. “As visitas às escolas, além de propiciarem a aproximação dos magistrados, alunos e educadores, deixa claro o interesse de todos por informações relacionadas aos direitos trabalhistas e à atuação do poder judiciário.”

Além de questões aprendidas em sala de aula, os magistrados mostram como fizeram para chegar ao ponto alto da profissão. “Acredito que a nossa presença consegue passar como é importante estudar. Contamos que passamos por concursos muito difíceis, mas é preciso ter foco, e que estudar é fundamental. Eles já são diferenciados porque estão correndo atrás disso”, analisou.

O encerramento do programa acontecerá no dia 11 de novembro quando os alunos irão se apresentar numa espécie de formatura. Nessa mesma data acontecerá o encerramento das atividades deste ano do Conexão Social, que contará também com a presença do Sebrae Campinas e do Sesc que fará uma apresentação cultural.

O Programa

O “Trabalho, Justiça e Cidadania” tem como objetivo a construç&atildeatilde;o da cidadania por meio de palestras sobre noções básicas de direitos fundamentais, de direito do trabalho, direito da crianças e adolescentes, direito penal, do consumidor, ética e cidadania. Assim, membros do ministério público, advogados, professores e servidores do judiciário vão até as escolas e promovem a aproximação do poder judiciário com a população, principalmente com as comunidades escolares. Além de palestras, são promovidos cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita por meio do programa.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br