Home  > Notícias do Varejo  > Exposição de grafite abre eventos do Dia da Pessoa com Deficiência

Exposição de grafite abre eventos do Dia da Pessoa com Deficiência

Painéis estão no Paço Municipal. Abertura de evento contou com a presença do SindiVarejista.

oficina graffiti_014A exposição “O trabalho é uma arte” realizada pelo SindiVarejista e parceiros abriu, na manhã desta quinta-feira (03), a série de eventos que marcam o dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Campinas, comemorado nesta quinta-feira (03). Os 16 painéis produzidos pelos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA), durante oficina de grafite, estão expostos no Paço Municipal da Prefeitura.

Uma cerimônia de abertura foi realizada no local com a presença da presidente do SindiVarejista Sanae Murayama Saito, da secretaria municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Alkmin, da juíza do Trabalho e Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da AMATRA XV, Cristiane Montenegro Rondelli e do gerente do Senac Campinas, João Alves. A mostra já foi vista por dezenas de pessoas que passaram pelo Senac e pelo Fórum Trabalhista e fica até o final deste mês na Prefeitura.

Os painéis foram grafitados por alunos jovens e adultos da rede pública durante oficina sob a orientação do artista plástico campineiro Gustavo Nénão. A oficina foi fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto Conexão Social SindiVarejista, com um grupo de 20 alunos – entre 15 e 66 anos –  da escola municipal Pierre Bonhomme, na Vila Industrial. Com as mais variadas histórias de vida, vulnerabilidade social e alguns com deficiências intelectual e auditiva, os estudantes mergulharam no mundo do grafite por meio de palestras e da oficina dividida em quatro encontros.

Sanae abriu as falas do evento. Ela lembrou da importância das parcerias e do trabalho em rede. “Os painéis foram feitos por todos os alunos, alguns deles com deficiência. Todos eles se entregaram ao trabalho sem nenhuma diferença entre eles. A arte tem esse dom de ter uma linguagem universal e acessível a todos. Temos que permanecer em rede e com este pensamento para gerar frutos ainda maiores”, afirmou.
A juíza do Trabalho, Cristiane Rondelli, agradeceu a parceria com a secretaria de Deficiência e com o SindiVarejista. “Nessa ação trabalhamos os conceitos de Trabalho, Justiça e Cidadania de uma maneira única e igual para todos. Essa parceria é muito valiosa”. O gerente do Senac também agradeceu o trabalho em rede,

A secretaria municipal abriu sua fala agradecendo a presidente do SindiVarejista, autora da ideia da oficina. “Graças a formação dessa rede conseguimos promover diversas ações como essa, de inclusão. Quando se fala de uma pessoa com deficiência, a vulnerabilidade social dela é enorme. Essa parceria foi excelente e a ideia dessa oficina, fantástica. A arte é o lugar onde as deficiências não se manifestam. Todos podemos ser pessoas, podemos ser artistas e nos expressar, não é mais o fulano deficiente e, sim, aquele artista que produziu tal arte. O que a gente mais quer é ser visto como gente, como pessoa. Queremos que a deficiência seja apenas um detalhe e, não nos por inteiro”, desabafou a secretária.

Além da exposição haverá outros eventos ao longo da semana. Haverá o festival de Basquete em Cadeira de Rodas e o Kung Fu adaptado. Além disso, está na programação do dia 5, a apresentação da Cia. de Dança Humaniza, que é um projeto de inclusão social formado por pessoas com e sem deficiência e o lançamento do livro de Keyla Ferrari, idealizadora do projeto.

E por último, no dia 14, acontece a abertura da Exposição “Autoretrato”, resultado de um projeto piloto realizado em parceria com o Centro Cultural Louis Braille chamado “Autoretrato”, com 20 oficinas realizadas com pessoas com deficiência visual, ao longo do segundo semestre de 2015. Os módulos temáticos foram ministrados por Afrânio Montemurro (Artista e Ceramista), Marta Bartira Meirelles (Psicóloga Social e Dançarina), Isabelle Ferrão Marques (Artista Plástica) e Odila Fonseca ( Master of Coach – Literatura) e resultaram em um rico material de peças de cerâmica, fotografia, textos e outras formas de arte que serão expostas.

[Best_Wordpress_Gallery id=”6″ gal_title=”exposicao_paço_municipal”]

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

com Prefeitura