Home  > Notícias do Varejo  > Projeto da Amatra XV, SindiVarejista e parceiros tem início dia 10

Projeto da Amatra XV, SindiVarejista e parceiros tem início dia 10

Cerca de 300 educadores das EJAs de Campinas, Vinhedo, Paulínia, Indaiatuba e Valinhos se reunirão para a qualificação nos dias 10 e 15

O pontapé inicial da parceria 2015 entre SindiVarejista, Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª região (Amatra XV), Sebrae-Campinas, Sesc e Senac será dado nos próximos dias 10 e 15 quando acontece a capacitação dos professores que participarão, ao longo deste ano, do programa "Trabalho, Justiça e Cidadania". Cerca de 300 educadores das cidades de Campinas, Vinhedo, Paulínia, Indaiatuba e Valinhos se reunirão para a qualificação.

O programa é voltado aos docentes de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal, dessas cidades. A intenção nesse primeiro encontro é passar noções básicas de direitos humanos, do trabalho, da criança e do adolescente, ética e cidadania para que os professores compartilhem informações com os alunos em sala de aula e elaborem trabalhos envolvidos com o tema.

Além das noções de direito, os alunos participarão de uma série de atividades ao longo deste ano que envolve noções de consumo sustentável, educação financeira e empreendedorismo. Todas as ações são promovidas pelas entidades envolvidas na parceria que dividiram os temas em diferentes frentes.

Primeira frente

A primeira frente de trabalho é a capacitação desses professores nesses dois dias. O encontro acontece na faculdade Unisal – Liceu Salesiano de Campinas a partir das 18h30. Ao todo serão quatro temas divididos em painéis. No primeiro dia, 10 de abril, o primeiro painel abordará o "A rede de proteção contra o Trabalho Infantil" e o segundo falará sobre "Acidente de Trabalho – Realidade, Estatísticas e Proteção". Além de desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o Senac participará do evento com a apresentação de uma educadora. Também haverá representantes do INSS, do Ministério do Trabalho e Emprego e um representante da Medicina do Trabalho. Neste dia também haverá apresentação da palestra "O que você tem a ver com a corrupção?". A previsão é que o encontro seja encerrado por volta das 22h30.

Já, no dia 15 ocorrerão outros dois painéis. O primeiro falará sobre "Solução de Conflitos e Acesso à Justiça". O SindiVarejista será um dos painelistas com a participação da coordenadora do Projeto Conexão Social SindiVarejista, Edna Borges. A coordenadora vai apresentar o case do Grupo de Gestão de Recursos Humanos do SindiVarejista que entrou em seu 3º ano de atuação. "Nesse case mostraremos o trabalho que é realizado no sindicato com os varejistas no sentido da prevenção de conflitos e a importância das relações humanas no trabalho. Vamos apresentar o tema de trabalho do grupo deste ano que fala sobre a importância do Regimento Interno de uma empresa. Quando há regras claras e definidas é possível prevenir conflitos. O empregado sabe o que o empregador espera dele, e o empregador o que cobrar do empregado. Isso cria o fortalecimento das relações", explicou a presidente da SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Para encerrar, o quarto painel vai lançar dois concursos nos qual os alunos do EJA irão participar. Haverá um concurso de redação e outro de fotografia. Os dois com o mesmo tema: "Retratos da Vida: O Trabalho justo e Cidadão". Também haverá a apresentação do histórico do programa da Amatra XV, que em Campinas chega a 5ª edição, com depoimentos de participantes de outras edições e as expectativas para o ano de 2015. Nesse quadro haverá a participação do Sebrae.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br