Pesquisa inédita na cidade, realizada pelo SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP, mostra início de otimismo do consumidor
Uma pesquisa inédita realizada em Indaiatuba pelo SindiVarejista de Campinas e Região, em parceria com a FecomercioSP, apontou que os consumidores da cidade estão confiantes de que terão melhores condições de compra nos próximos 12 meses. O resultado foi mensurado pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC) que mediu 105,5 pontos, valor classificado como “modestamente positivo”.
O indicador de confiança varia entre 0 e 200 pontos, sendo que o intervalo entre 0 e 100 é o campo do “pessimismo”. Já a pontuação entre 100 a 200 aponta “otimismo”.
Quando perguntado aos entrevistados sobre a disposição para consumir neste momento, o índice mediu apenas 55,7 pontos. Isso revela que hoje os consumidores ainda estão receosos e com dificuldades em manter o poder de compra.
O assessor econômico da FecomercioSP Fábio Pina, explica que, com a estabilização do cenário do político e a consolidação de um novo governo federal, as pessoas criaram esperanças e ficaram otimistas de que seja implantado um modelo econômico eficiente que propicie melhora nas condições de consumo.
“Por isso, quando perguntado ao consumidor sobre a disposição dele em comprar agora, o índice (55,7) aponta para um cenário pessimista, pois ainda não ocorreram mudanças significativas que melhorassem a economia e fizessem reais diferenças à população. Mesmo assim, o ICC (105,5 pontos) demonstra a confiança de que essa melhora ocorra”, acrescentou.
Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, a inciativa da entidade em realizar a pesquisa deve-se ao fato de indicadores como ICC contribuírem com o planejamento estratégico dos varejistas e servem como um termômetro para os governos municipais e federais.
“Buscamos ter uma percepção clara do comportamento do consumidor, dando ao empresário do varejo uma possibilidade mínima de organização de estoques e como se preparar para o momento tão importante do varejo, que é o Natal.”
Saiba Mais
A pesquisa foi realizada com 600 pessoas na última semana de setembro. Tem o objetivo principal de identificar o “humor” dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O índice é calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.
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