Home  > Notícias do Varejo  > 13° salário injetará até R$ 1,35 bilhão na economia de Campinas

13° salário injetará até R$ 1,35 bilhão na economia de Campinas

Pesquisa realizada pelo SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP aponta que o montante dará fôlego para o varejo com as compras de Natal

O 13º salário dos trabalhadores formais de Campinas deverá injetar na economia local até R$ 1,35 bilhão neste final de ano, segundo a projeção inédita feita pelo SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP. Os dados foram obtidos por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

O valor foi calculado a partir da massa salarial média paga aos quase 410 mil trabalhadores com carteira assinada no município e representa uma estabilidade em relação ao impacto aferido em 2016. Vale ressaltar que no cálculo não foram considerados os recursos recebidos pelos aposentados e pensionistas já que, nestes casos, boa parte do 13º foi pago antecipadamente.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, essa injeção monetária do 13º na economia é um alento aos consumidores e empresários, principalmente em períodos de recessão econômica, como o atual. “O benefício favorece consumidores a regularizarem dívidas, em atraso ou não, e a retomar o consumo. Além disso, o 13° é o responsável pelo Natal ser a principal data especial do varejo”, afirmou.

No mês de dezembro, quando é celebrado o Natal, com a contribuição do 13º salário, as vendas chegam a aumentar até 30% em relação aos outros meses. “Todo esse movimento garante maior giro de caixa e também de estoques, o que é essencial em todos os momentos, principalmente após um período de retração”, avalia o assessor econômico da FecomercioSP, Jaime Vasconcellos.

Sobre o SindiVarejista

O SindiVarejista de Campinas e Região é um sindicato patronal representante legítimo das empresas do varejo. Com uma trajetória de mais de 70 anos, é responsável por defender os interesses da categoria, com o objetivo de manter fortalecidas as empresas do comércio para que continuem a cumprir seu papel na sociedade contribuindo com o desenvolvimento da economia e geração de empregos. A representação do SindiVarejista abrange as empresas localizadas em Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Paulínia, Rio das Pedras, Sumaré, Valinhos, Vinhedo e Monte Mor.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)

Bruna Mozer (19) 9 99641-6432 e Luciana Félix – (19) 3775-5560 / (19) 99961-4520

bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br