Home  > Notícias do Varejo  > Abertura do comércio: Veja as regras e decretos nas cidades da representação do SindiVarejista

Abertura do comércio: Veja as regras e decretos nas cidades da representação do SindiVarejista

A região de Campinas está incluída na fase 2 do relaxamento, e, portanto, podem reabrir comércios de rua e shoppings, além de escritórios e igrejas.

O governo do Estado autorizou o início da flexibilização da quarentena contra o coronavírus nas cidades da região de Campinas com a reabertura, com restrição, do comércio. A região de Campinas está incluída na fase 2 do relaxamento, e, portanto, podem reabrir comércios de rua e shoppings, além de escritórios e igrejas. Cada cidade teve que fazer seu próprio decreto com as regras para a retomada do comércio.

O SindiVarejista traz aqui as principais regras anunciadas pelas cidades que já publicaram o decreto municipal com as regras da reabertura. Essa matéria será atualizada conforme as publicações dos decretos ocorrerem.

A entidade também solicita ao empresário do varejo que tenha atenção máxima as regras para a reabertura e siga todas a medidas de segurança e higiene com muita responsabilidade para que as cidades possam retornar a normalidade. Também vale lembrar que seguindo as normas, o empresário evita ações trabalhistas no futuro e multas por parte das prefeituras.

Confira abaixo as regras por município do decretos publicados até a segunda-feira (1º):


Campinas:
Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (4) o Decreto com as regras da abertura do comércio e serviços em geral a partir da próxima segunda-feira (8) e durante o período de quarentena de combate ao coronavírus.

– Comércio de rua funcionará do meio-dia às 16h;
– Shoppings das 16h às 20h (leia mais aqui).

Cosmópolis: O comércio de rua poderá funcionar de segunda-feira a sábado das 8h às 18 h, permanecendo fechados aos domingos e feriados. Confira o decreto aqui

Hortolândia: Comércio de rua poderá funcionar das 10h às 16h. O comércio terá que funcionar com 20% de sua capacidade de atendimento. Os shoppings terão a permissão de funcionar 4 horas, sem expediente pré-definido pelo poder público.  Confira o decreto aqui.

Indaiatuba: Comércio dos shoppings podem voltar a operar das 14h às 20h e das 9h às 18h para demais estabelecimentos, com o horário das 9h às 10h reservado exclusivamente para atendimento preferencial ao grupo de risco. Os estabelecimentos deverão requerer autorização específica declarando ciência das normas aplicáveis e assumindo responsabilidade pelo seu efetivo cumprimento. O cadastramento deverá ser feito na página da Prefeitura de Indaiatuba na internet no ícone situado no canto superior esquerdo ou através do link: www.indaiatuba.sp.gov.br/retomadaconsciente.


Itatiba:
Comércio poderá retornar as atividades com horário de funcionamento entre 9h e 18h, de segunda a sexta-feira; aos sábado das 9h às 13h. Confira o decreto naíntegra aqui.

Monte Mor: A cidade autorizou a reabertura do comércio mediante o preenchimento da Declaração de Estabelecimento Responsável. O documento deverá ser obtido aqui . Após preencher o documento ele deve ser enviado para: comercioresponsavel@montemor.sp.gov.br.

Paulínia: A cidade já havia publicado decreto no último dia 27 de maio com a retomada das atividades. Confira aqui o decreto.


Valinhos:
Comércio de rua poderá funcionar com horário de atendimento das 12h às 16h (segunda a sexta-feira) e das 9h às 13h (sábado). Já os shopping, galerias e congêneres com horário de funcionamento das 12h às 16h (segunda a domingo). Confira o decreto aqui.


Vinhedo:
Comércio poderá retomar as atividades em horário normal, conforma alvará. Confira o decreto aqui. 


Sumaré:
Comércio poderá retomar as atividades com funcionamento das 10h às 14h, além de atender todas as regras sanitárias previstas. Confira o decreto aqui.


O SindiVarejista destaca que todos os comércios devem seguir as normas de higiene em vigor em todo o Estado como uso obrigatório de máscara, clientes e funcionários, manter distância social entre clientes e também clientes e funcionários, uso de álcool em gel para colaboradores e clientes entre outras ações de higiene que devem ser aplicadas rotineiramente.

 

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br