Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista realiza debate sobre Resíduos Sólidos no varejo dia 19 de julho

SindiVarejista realiza debate sobre Resíduos Sólidos no varejo dia 19 de julho

O evento terá a participação de especialistas e agentes municipais e tem como proposta discutir as ações realizadas e a gestão em Campinas.

residuossolidosO SindiVarejista promove no dia 19 de julho, das 8h30 às 11h30, uma rodada de debate sobre o tema Resíduos Sólidos, com foco no varejo. O evento terá a participação de especialistas e agentes municipais que já iniciaram trabalhos que visam atender a Política Nacional sobre tema.

No dia serão discutidas ações que estão sendo feitas em Campinas e região pelos diferentes agentes da sociedade. A intenção é promover um diálogo e comunicar essas ações, além de esclarecer os diferentes papeis na cadeia do processo, visando principalmente o setor varejista.

Um dos destaques do encontro será o case da empresa ERS do Brasil, que possui uma filial em Indaiatuba, e atua na transformação de eletroeletrônicos em matéria-prima ou produto final, como bancos. Representantes da empresa compartilharão suas experiências e ações realizadas.

Também estão entre os convidados, Cristiane Lima Cortez, assessora do Conselho de Sustentabilidade FecomercioSP, que irá apresentar o Prêmio de Sustentabilidade da Fecomercio; o vereador de Campinas Luiz Rossini, presidente da Comissão de Meio Ambiente e que falará sobre o panorama geral da Política Nacional de Resíduos Sólidos; além de Alexandre Gonçalves, diretor do Departamento de Limpeza Urbana de Campinas. Ele apresentará dados e informações sobre a questão na região, principalmente sobre como cada um dos agentes – consumidor, varejo, indústria e outros setores – podem e devem participar desse processo.

Setor

O Brasil já ocupa o 5º lugar entre os maiores produtores de resíduos do mundo e apenas 3% de todo o lixo é reciclado. Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, promulgada em dezembro de 2010, materiais sem condições de reuso devem retornar ao fabricante por meio da chamada logística reversa e o comércio tem um papel importante nesse processo.

Na prática, por exemplo, uma empresa fabricante de pneus deverá receber de volta seus produtos já usados. O consumidor, após usar os pneus, deverá encaminhá-los a postos de coleta específicos onde serão retirados pelo fabricante. Já o fabricante reutilizará estes pneus usados, após passar por determinados procedimentos, na linha de produção de pneus novos ou outros produtos. Este instrumento está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, cuja implementação deveria ter ocorrido em todo o país em 2015, o que não aconteceu.

“Todos precisam entender e compreender as mudanças que estão previstas e que também já estão acontecendo em nossa sociedade. Todos têm seu papel nesse ciclo”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

 

Serviço:

Dia 19/07, das 8h30 às 11h30

Local: Rua General Osório, 883 – 4º andar. Centro, Campinas-SP

Incrições: pelo link (gratuito)

 

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br