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Artigo: o que fazer para maximizar as vendas até o final do ano?

Restam ainda duas datas comemorativas até terminar 2015: Diia das Crianças e Natal. No entanto, temos um ano atípico e as vendas, para muitos estabelecimentos, estão em queda.

Restam ainda duas datas comemorativas até terminar 2015, sendo a primeira o Dia das Crianças e, a segunda, o Natal. No entanto, temos um ano atípico e as vendas, para muitos estabelecimentos, estão em queda. O que fazer então para maximizar os resultados até o final do ano?

Primeiro ponto: utilize bem o cadastro de clientes de seu estabelecimento, não somente para mandar mensagens de parabéns na data de aniversário, mas principalmente para sugerir opções de presentes. Uma pesquisa inglesa mostra que cerca de 60% dos clientes não sabem qual presente comprar para seus queridos, ou seja, você tem a oportunidade de ajudar esta pessoa a escolher um presente inovador. Sugestão: procure atualizar seus cadastros de clientes ativos incluindo, por exemplo, o contato do marido no cadastro da esposa que é cliente fiel de sua loja, assim você poderá enviar a sugestão de presente para ele, surpreendê-lo no Natal ou, quem sabe, em um aniversário.

Procure também criar opções de presentes com valores menores. As previsões apontam para um Natal com presentes mais baratos. Devemos então criar opções de bom gosto e enquadradas nesta possível exigência.
Enquanto essas datas não chegam, você pode criar algum fator motivador para atrair seus clientes até sua loja e assim aumentar o fluxo de pessoas. Uma festa, uma degustação de produtos, uma apresentação ou até mesmo uma liquidação relâmpago. Para isso, invista em uma boa comunicação direta.
Estamos a sua disposição para contribuir com as suas estratégias de vendas.
 
 Paulo Sérgio Cereda é gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos.