Home  > Notícias do Varejo  > Audiência debate nesta quarta-feira reajuste do IPTU na Câmara

Audiência debate nesta quarta-feira reajuste do IPTU na Câmara

A Audiência Pública é uma oportunidade, que deveria ter sido realizada antes da aprovação do aumento do IPTU

A Câmara realiza nesta quarta-feira (14), às 14h, uma audiência pública para discutir o processo de reformulação da Planta Genérica de Valores de Campinas e seu impacto na alta do IPTU e ITBI. As entidades de classe do ramo imobiliário e os integrantes da Comissão Municipal de Valores Imobiliários vão participar do encontro. O pedido para a realização da audiência foi do vereador Marcelo Silva (PSD) com o objetivo de ouvir das entidades do setor seu posicionamento sobre a forma como foi dada a reestruturação da planta e o consequente reajuste dos impostos.

Silva fez o requerimento pedindo a audiência facultativa como mais uma tentativa de entender essa mudança. “A população tem direito de saber como foram feitas as reformulações da Planta Genérica de Valores porque as mudanças incidem diretamente em suas casas, em seus bolsos, na carga tributária que já carregam”, disse o vereador.

SindiVarejista participa da audiência

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, também diretora regional do Fórum em Defesa das Entidades Empresariais da Região de Campinas, participará da audiência junto com outros representantes dos setores da indústria, comércio e serviços. As entidades também já se reuniram com técnicos para analisarem os impactos do reajuste destes impostos com reflexos na economia das pessoas e das empresas de todos os portes instaladas no município.

Para essas entidades, o equivoco cometido pela administração municipal está na adoção de critérios metodológicos e de sistemas que levaram a valores que penalizaram milhares de contribuintes ocasionando um desequilíbrio econômico financeiro, inviabilizando investimentos em toda a cadeia produtiva.

A audiência pública é uma oportunidade, que deveria ter sido realizada antes da aprovação do aumento do IPTU, para a população mais uma vez poder pedir a revisão da lei e dos valores dela consequentes, considerando os impactos na geração de empregos, renda e atendimento as questões sociais.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br