Avaliação de Desempenho fecha Ciclo de Debates em RH no Sindivarejista

15 . out . 2013 Print This Article

O Ciclo de Palestras promovido pelo Sindivarejista em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) teve o último encontro na manhã desta terça-feira, dia 15. A psicóloga e especialista em RH, Sueli Leão Leutewiler Balthazar, falou sobre “Avaliação de Desempenho com Foco em Competências” e aplicou uma dinâmica de grupo com os presentes na palestra. Ao todo o Ciclo de Palestras teve quatro encontros com temas relevantes e que constantemente geram dificuldades nas empresas do Varejo. 

Leia abaixo um pouco sobre as palestras anteriores:

Especialista de Retenção em RH apresenta palestra e dicas no Sindivarejista

Comerciantes assistem a palestra sobre Bonificação e Promoção

Recrutamento foi tema de 1º encontro de ciclo de palestras

Na palestra de terça-feira Sueli se preocupou em dar os conceitos e demostrar algumas dicas de como fazer para realizar uma avaliação de desempenho correta e também como avaliar a competência do funcionário.

Ela explicou que nos últimos anos a gestão de pessoas passou do modelo autocrático para o modelo participativo. “As pessoas têm que ser envolvidas em todo o processo estratégico de uma empresa. É preciso ter consciência de que a participação e o envolvimento das pessoas tem por objetivo a estrutura organizacional. O funcionário feliz e realizado vai trabalhar com prazer e é isso que vai fazer a empresa acontecer”, explicou a especialista.

Sueli afirmou que por meio da avaliação de desempenho é possível localizar problemas, fundamentar aumento salarial e dar feedback de cada funcionário. “Hoje é prejuízo ter que demitir funcionário. Além de todo o custo, soma-se o desgaste de uma nova seleção para uma futura contratação. E se não der certo, vai ter que começar tudo outra vez. A avaliação contribui com várias áreas. Ela agrega e mapeia pessoas, entende o que está acontecendo e onde cada um consegue obter melhores resultados”, disse ela. Para isso ela afirmou que é comum utilizar workshopping e entrevistas na própria empresa.

Sobre competência ela afirmou que antigamente falava-se somente sobre o conceito de “cha”: conhecimento, habilidade e atividade do funcionário. “Mas agora a competência é olhar a agregação de valor. Ela não é estado e nem treinamento. E, sim colocar em prática tudo o que sabe, é a capacidade de entrega, mesmo em situação adversa. É utilizar o conceito de cha com integração e comprometimento”, explicou.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ;
luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

CATEGORIAS
SindiVarejista