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Ciclo gratuito de seminários sobre comércio eletrônico para MPEs acontece hoje em Campinas

Programação inclui seis palestras, das 8h30 às 18h, no Royal Palm Plaza; inscrições pelo site do evento

Com o objetivo de orientar as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de todo o Brasil sobre as formas mais efetivas de participação para o universo do Comércio Eletrônico, o Ciclo MPE.net é realizado em diversas cidades brasileiras, recebendo um público médio de 300 empresários por evento. A edição de Campinas acontece dia 4 de outubro, das 8h30 às 18h, no Royal Palm Plaza. Inscrições gratuitas pelo site http://www.ciclo-mpe.net. Confira abaixo a programação.

Em parceria com o Sebrae e os Correios, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) oferece aos participantes palestras gratuitas sobre logística, segurança online e sistema antifraude, infraestrutura tecnológica, soluções em pagamento, exportação, divulgação da marca, entre outros temas.

A programação de amanhã em Campinas oferece seis palestras realizadas por parceiros como Correios, Net Empresas, Sebrae, PagSeguros, Locaweb, Fast Commerce e Click Marketing. Por meio de palestras ministradas pelas empresas da Economia Digital no país, são apresentados conceitos e ferramentas fundamentais para o sucesso do empreendedorismo na Internet. O evento discorre sobre temas relevantes como: Soluções de Pagamento Online, Logística, Segurança, Infraestrutura Tecnológica e Exportação.

Oitava edição

Só neste primeiro semestre do ano, 1.500 pessoas participaram dos seminários, que aconteceram em Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Curitiba (PR) e Palmas (TO). O Ciclo MPE.net é uma Iniciativa da camara-e.net, com o patrocínio dos Correios, UOL PagSeguro e do Sebrae, além do apoio institucional de vários associados da entidade. O evento encontra-se em sua oitava edição.

O evento é uma ação com forte papel social para o crescimento e sedimentação da Economia Digital brasileira. De acordo com o coordenador do evento, Edilson Flausino, 90% do público é novo, ou seja, dos 1.500 participantes, até este momento, cerca de 1.300 são empresários e estudantes que nunca estiveram em edições anteriores. “Ano após ano, o Ciclo MPE.net vem crescendo em todos os sentidos. Em qualidade de público, parcerias, patrocínios e resultados”, avalia Flausino, que explica que as parcerias favorecem a disseminação do conhecimento e à adesão dos empreendedores ao comércio eletrônico.

“Já temos muitas outras demandas acontecendo por conta do Ciclo. Eventos paralelos com o Sebrae e no âmbito do Mercosul. Levamos o Ciclo MPE.net para a Argentina e Paraguai no ano passado e neste ano incluiremos o Uruguai no calendário internacional”, conta.

Até o final do ano, o evento vai contemplar as cidades de Maceió (AL), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Belém (PA), Manaus (AM), Cascavel (PR), Santo André (SP), Campinas (SP), Salvador (BA), Umuarama (PR), São Paulo (SP), Vitória (ES) e Brasília (DF), abrangendo assim as cinco regiões do País. “O comércio eletrônico ainda está muito concentrado nas regiões mais ricas do País e é preciso ‘democratizar’ a adesão dos pequenos negócios de todas as localidades à plataforma on line”, argumenta Eraldo Ricardo dos Santos, analista da Unidade de Acesso a Mercados, do Sebrae.

Serviços exclusivos para o e-commerce

Durante os seminários do Ciclo MPE.net, os participantes recebem orientações sobre vendas on line e ficam sabendo as tendências e novidades do comércio eletrônico. “Após os seminários, realizamos pesquisas de avaliação com os participantes para identificar dúvidas e áreas de interesse. A maior dúvida ainda é a falta de conhecimento na área, seguido por webmarketing, meios de pagamento e logística”, destaca Flausino.
 “Nosso objetivo é ensinar as boas práticas de comércio eletrônico para as pessoas que estão entrando no segmento, como fazer a logística própria para o e-commerce. O que o empresário pode adotar para não ter uma má experiência de abrir o site e depois de um ano ter que fechar por falta de acessos”, comenta Anderson Ferreira Martins, analista de comércio eletrônico dos Correios.

Há mais de dez anos, os Correios oferecem serviços exclusivos para o e-commerce, muitas vezes desconhecidos dos iniciantes na área, como a entrega porta a porta; a segunda tentativa de entregar após as 18h; rastreamento com código postal; calculador de preço e prazo com as informações de origem de destino. “Em Santa Catarina tivemos um caso de sucesso sensacional de um cliente do comércio eletrônico que fazia a postagem dos produtos direto no balcão de varejo. Após conhecer e adotar os serviços próprios do e-commerce, hoje ele realiza postagem média de 80 a 90 mil reais por mês”, relata Martins.

“Uma orientação que nós damos durante as palestras é que o empreendedor precisa orientar o cliente. Às vezes, o cliente aceita esperar um pouco mais pela encomenda. Outras vezes, ele precisa da encomenda de forma urgente e aceita pagar um pouco mais para ter esse serviço diferenciado”, conta.

Os palestrantes insistem com o público a importância de manter o foco no cliente e no negócio. “A primeira dica é conhecer bem o público-alvo do seu negócio e definir o produto que vai vender no e-commerce”, orienta Fernando Laudino, diretor de negócios da Internet Innovation.

Para a coordenadora de Marketing e Vendas do PagSeguro Uol, Joyce Boano, os três principais fatores que podem comprometer a finalização da compra no ambiente virtual são questões relacionadas à cobrança de frete, falta de segurança na hora de pagar e incerteza se vai receber o produto. “O lojista virtual também precisa pensar em logística, em marketing, divulgação, administração, e no meio de pagamento”, diz Joyce, que explica que quanto mais formas de pagamento o lojista oferecer ao cliente, mais segurança o site transmitirá. “É fundamental oferecer ao cliente uma variedade de formas de pagamento, como cartões de crédito, débito online, boletos e, o mais novo, o pagamento pelo celular, no qual o valor da compra vem na fatura do celular”, explica Joyce.

Para participar, os interessados devem fazer a inscrição gratuitamente pelo site www.ciclo-mpe.net .

Confira a programação de Campinas:
Data: 04/10/11
Horário: 8h às 18h
Local: Royal Palm Plaza
Endereço: Av. Royal Palm Plaza, 277 – Jardim Nova Califórnia, Campinas – São Paulo, CEP 13051-092

MANHÃ – 08h30 às 12h30
•08h30 – Credenciamento
•09h00- Abertura: CAMARA-E.NET/SEBRAE/CORREIOS
•09h15 – Logística Global para oComércio Eletrônico – CORREIOS
•10h00 – Conectividade e BandaLarga – NET EMPRESAS
•10h45 – Intervalo/Network
•11h00 – Vendas pela Internet commais Segurança – PAGSEGURO
•11h45 – Soluções de ComércioEletrônico e Atendimento – LOCAWEB
•12h30 / 14h00 – Intervalo Almoço

TARDE – 14h00 às 18h00
•14h00 – Dicas para aumento de vendas na Internet
•14h45 – Montando e Operando uma LojaVirtual de Sucesso – FAST COMMERCE
•15h30 – Publicidade On-line e MarketingDigital
•16h15 – Bolsa de Negócios do SEBRAEe Click Marketing
•17h00 – PAINEL DE PERGUNTAS E ENCERRAMENTO

Fonte: Site do evento – www.ciclo-mpe.net