Home  > Notícias do Varejo  > Cliente da terceira idade prefere loja de bairro

Cliente da terceira idade prefere loja de bairro

Idosos preferem frequentar lojas mais perto de casa, de preferência aquelas em que os funcionários os conheçam e chamem pelo nome.

desenhoidosoEnquanto a queda de braço entre as varejistas se concentra em ganhar o público jovem, os consumidores da terceira idade – ou 25 milhões de pessoas, segundo o IBGE – são um ótimo filão de negócio. A melhor parte é que, diferentemente das gerações seguintes, eles não ligam para marcas, e preferem os varejistas de bairro.

“Para o pequeno e médio lojista, investir em atendimento personalizado para o público sênior é uma estratégia muito boa. Eles preferem frequentar lojas mais perto de casa, de preferência as que os funcionários o conheçam pelo nome”, resume o professor de comunicação mercadológica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Francisco Martins Pinto.

O acadêmico completa ainda que as perspectivas para o futuro são ainda melhores. “A população brasileira está envelhecendo mais, a estimativa do IBGE é que até 2026 o País tenha 37 milhões de idosos. É um mercado e tanto!”, pontua.

A percepção do acadêmico pode ser endossada por uma pesquisa da consultoria Officina Sophia Retail, que fez a pesquisa ‘Geração 6.0’ em parceria com o Centro de Inteligência Padrão (CIP) para mapear o comportamento desta geração. O estudo aponta que as lojas de bairro são as preferidas dos seniores: no setor de supermercados, por exemplo, essas lojas têm 20% das menções, à frente de Extra (18%) e Carrefour (17%).

Renner (19%) e Casas Bahia (32%) despontam como preferidas, respectivamente, nos varejos têxtil e de eletro. Entre as farmácias, Ultrafarma (17%) fica com o maior destaque, seguida por Drogasil e farmácias de bairro, ambas com 14%.

Garantindo vendas

Entre os pontos primordiais para ganhar o cliente da ‘melhor idade’ o esforço da varejista em fazer um atendimento adequado, com um vendedor atencioso, ar condicionado e etiquetas com números grandes são as principais demandas. “O bom é que, diferentemente do público jovem, que demanda intervenções nas lojas que envolvem tecnologia, essas modificações para atender o público sênior tem custo quase zero”, diz o acadêmico da UFPR.

Na contrapartida, lojas com autoatendimento, vendedores impessoais e etiquetas escondidas no produto são fatores que fazem os clientes da geração 6.0 deixar de frequentar uma loja.

Quem tem aproveitado bem os negócios provenientes deste público é o mercado de bairro Quinta Esquina, em Porto Alegre (RS). Em operação há quase 60 anos, o proprietário da operação, e neto do fundador, Aroldo Manzini, diz que mais de 50% dos consumidores têm mais de 50 anos. “Temos a vantagem de estar no mesmo local há seis décadas, então temos clientes que vieram na inauguração.” Entre as estratégias para ganhar o consumidor mais experiente, o executivo ressalta o acompanhamento da compra. “Esse consumidor não gosta de ser enganado, então não adianta inventar promoção que não existe”, brinca. Além disso, ele disponibiliza ajudantes da empresa para acompanharem o cliente até em casa, quando a compra está muito pesada.

Interação digital

Se engana quem pensa que a geração mais experiente da população está à margem das vendas virtuais. Outro estudo da Officina Sophia Retail constatou que um grande número de consumidores com mais de 60 anos têm hábitos de compra e uso digitais. De acordo com a pesquisa, 91% dos entrevistados afirmaram já realizarem compras pela internet, com 74% pretendendo realizar compras pelo e-commerce nos próximos meses. Além disso, 7 em cada 10 consumidores dessa faixa etária já fazem o uso da web para pesquisar preços de produtos.

Para o público masculino, os itens mais comprados on-line são de eletroeletrônicos/eletrodomésticos, viagens, e artigos esportivos, entre as mulheres, roupas / sapatos / bolsas, livros/DVDs / CDs, e farmácia.

Fonte: DCI