Home  > Notícias do Varejo  > Comerciante deve garantir bom atendimento no Dia dos Namorados

Comerciante deve garantir bom atendimento no Dia dos Namorados

SindiVarejista, com apoio do Sebrae, traz nesta semana mais dicas sobre como aquecer as vendas até o próximo dia 12 de junho, a terceira data mais importante para o varejo

O atendimento bom e adequado ao cliente é uma das principais estratégias a serem percorridas pelos comerciantes para que consigam aproveitar ao máximo as vendas do Dia dos Namorados.

O SindiVarejista traz nesta semana mais dicas sobre como aquecer as vendas até o próximo dia 12 de junho, a terceira data mais importante para o varejo, atrás somente do Natal e Dias das Mães. Por isso, a comemoração merece planejamento e atenção especial do varejista.

Nesta semana, a sugestão ao comerciante é que ele se prepare para que o movimento maior no estabelecimento não cause um atendimento ruim. Afinal, todo cliente gosta de atenção e de um bom tratamento, ainda mais nesta época do ano. Contratar mais funcionários, treinar e se organizar devem ser medidas a serem adotadas pelos comerciantes com atecedência.

Em um ano com pouco otimismo com a economia, esse é o momento de aumentar o faturamento. A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, alerta que é preciso se planejar e usar a criatividade para não deixar a comemoração passar. “Planeje-se e não perca tempo. A tendência é que as vendas sejam de ‘lembrancinhas’, por isso, use a criatividade”, afirma.

Acompanhe abaixo, dicas do SindiVarejista, com apoio do Sebrae, sobre bom atendimento.

COMPETÊNCIA
Manter sempre os funcionários treinados e orientados a oferecerem aos clientes informações que facilitem a escolha dos melhores produtos, presentes e soluções para as suas necessidades. Lembre-se de que seu cliente não compra apenas artigos, mas sim, busca benefícios e conveniências. Um bom vendedor é quem sabe também demonstrar e utilizar o que está oferecendo.

CORTESIA
Esta atitude  é extremamente valorizada pelo cliente. Delicadeza no trato, amabilidade na comunicação, linguagem apropriada e de fácil entendimento são essenciais para deixar a marca de seu negócio na lembrança de seus clientes.

CREDIBILIDADE

É a atitude ética de não enganar ou tirar vantagens ilícitas de seus clientes, tendo por eles zelo e respeito. Esta atitude é fundamental na imagem positiva que o consumidor espalha pelo boca a boca.

TEMPO
Trata-se da sábia atitude de valorizar o tempo do seu cliente. Pratique o bom atendimento
 

15 atidudes básicas do bom atendente:

– Estar sempre bem apresentável e tranquilo.
– Nunca atender mascando chicletes ou comendo.
– Falar em tom baixo e adequado, sempre.
– Falar com as pessoas como se não houvesse uma mesa separando ambos.
– Deve se apresentar sempre penteado, bem vestido, com unhas limpas e boa postura.
– Nunca deve atender se estiver fumando
– Jamais atender com ar displicente.
– Evitar o uso de gírias.
 – Ser simpático.
– Nunca interromper o atendimento de outro atendente, exceto para complementar a informação.
– Controlar os gestos impulsivos como rir alto e comentar algo.
– Estar disponível a todo instante para ouvir as pessoas.
– Manter sempre a serenidade e o bom humor.
– Deixar transparecer a satisfação em atender as pessoas.
– Não usar perfume fortes.

LEIA TAMBÉM

Comerciante, comece já a planejar as vendas do Dia dos NamoradosInvista em kits para alavancar vendas no Dia dos Namorados

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) 
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br