Home  > Notícias do Varejo  > Comerciante deve se planejar para encarar um difícil 2016, afirmam especialistas

Comerciante deve se planejar para encarar um difícil 2016, afirmam especialistas

Especialistas falam de suas expectativas, nada otimistas, em relação à economia e o varejo. A instabilidade política deverá manter um cenário difícil para o empresário.

Vendedores aguardam por clientes em loja localizada na região central de Campinas. Foto: Adriano Rosa
Vendedores aguardam por clientes em loja localizada na região central de Campinas. Foto: Adriano Rosa

Vitor França, economista da FecomercioSP, e o gerente do Senac Campinas, João Henrique de Freitas Alves, foram ouvidos pelo SindiVarejista e comentaram suas expectativas, nada otimistas, em relação à economia e o varejo para 2016. Para França, a instabilidade política deverá manter um cenário difícil para o empresário. Já Alves ressaltou a necessidade do comerciante se capacitar e engajar sua equipe para seguir adiante. Confira abaixo os trechos das entrevistas:

Economista da Fecomercio Vitor França avalia 2016 como um ano difícil.
Vitor França, economista da Fecomercio.

Confira a entrevista com Vitor França, assessor econômico da FecomercioSP: 

Qual a expectativa para o varejo em 2016?

2016 deve ser um ano tão difícil quanto 2014 e 2015. Não temos nenhuma ação ou solução positiva em vista. Além disso, a instabilidade política não deve se resolver tão rápido o que causa ainda mais instabilidade ao empresário. Não temos nenhum fator novo capaz de reestabelecer a confiança dos agentes, o que faz com que o empresário invista cada vez menos.

Quais são as condicionantes para essa expectativa pessimista?
Inflação e juros altos, falta de crédito, desemprego e queda na renda do consumidor, além da falta de confiança dos empresários. São esses os principais motivos que levam a uma expectativa pouco otimista atrelada ao imbróglio político.

Então, para o senhor, parte da crise econômica é culpa da crise política?
O Brasil tem problemas econômicos estruturais e a instabilidade política agrava isso. O que vemos hoje é o resultado de políticas equivocadas e o gasto público no limite. A economia parou de crescer, os agentes estão deixando de investir. O resultado dessa crise é econômico, mas a solução é política e depende de articulação.

Decisões como abrir um novo negócio ou expandir o comércio devem ser evitadas em 2016?
É preciso ter cautela e planejamento. É clichê, mas crise gera oportunidade e o empresário pode enxergar esse caminho, encontrar a mudança no comportamento do consumidor e não se deixar contaminar pelo pessimismo.

Qual sua dica para o varejista em 2016?
Planejamento é a palavra-chave! É hora de ser conservador, mas também criativo. É preciso ter cuidado com os estoques, empréstimos, uma vez que os juros estão mais altos, e com as vendas a prazo, pois a expectativa é de aumento da inadimplência. Busque a produtividade, evite demitir e aproveite a expertise dos colaboradores para buscar novas soluções. Inove!

 

Confira a análise de João Henrique de Freitas Alves, gerente do Senac:

João Henrique de Freitas Alves, gerente do Senac Campinas
João Henrique de Freitas Alves, gerente do Senac Campinas

Na prática, como o varejista pode se preparar para 2016?

Considerando a educação como meio de transformação, entendo que uma das formas de encarar um ano de crise é o empresário se envolver com sua equipe e todos que façam parte de sua rede de relacionamento. Essa atitude, se bem realizada, aumenta a possibilidade de surgimento de boas ideias e soluções.

 

Qual a importância de integrar a equipe da empresa em momentos como esse?
Um grupo unido tem uma chance muito maior de atingir um objetivo determinado, contudo o empresário deve saber ouvir aqueles que têm uma opinião divergente. Às vezes, aquela voz dissonante traz para o grupo uma nova ideia, novo olhar que podem mudar os caminhos a serem trilhados. Integrar não quer dizer que todos devem pensar da mesma maneira.

É um desafio. Como isso pode ser feito?
Conversar sempre é o que garante que as pessoas conheçam os desafios e entendam como eles devem ser enfrentados.  É preciso falar e, mais importante que isso, saber ouvir com a mente aberta, o que os outros querem dizer.  Os grandes discursos, comunicação de uma via só, podem ser inspiradores em momentos específicos, mas no dia a dia, recomendo que as pessoas confiem muito mais numa conversa sincera olho no olho. Existem algumas ferramentas que auxiliam de forma bastante eficiente nessa integração.

Quais dicas para treinar e capacitar?
Contratar uma empresa. Caso não seja possível, o estabelecimento pode definir suas necessidades e, com a ajuda de seu quadro, disseminar aquelas práticas que já são dominadas por algum membro da equipe.

E como evitar os vícios?
Cuidando para que a equipe troque seus conhecimentos e não suas manias.

 

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

Curta a nossa página do Facebook