Home  > Notícias do Varejo  > Comércio de Campinas demite 15,3 mil funcionários com pandemia

Comércio de Campinas demite 15,3 mil funcionários com pandemia

O levantamento foi feito pelo SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP

O comércio de Campinas registrou 15,3 mil desligamentos de comerciários com carteira assinada entre os meses de janeiro e abril deste ano.

No primeiro mês da quarentena com o fechamento obrigatório do comércio não essencial na cidade foram demitidas 4.362 pessoas em Campinas. No mês seguinte, foram outras 3.823 demissões, totalizando 8.185 nos dois meses.

O levantamento foi feito pelo SindiVarejista em parceria com a FecomercioSP e usou como base de dados o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

“O total de carteiras assinadas em Campinas no mês de janeiro, em todos os setores, era de 381 mil pessoas. Empregados do comércio eram pouco mais 90 mil. No acumulado do ano até abril, 57 mil pessoas foram demitidas em Campinas. Dentro desse total, 15,3 mil eram comerciários”, afirmou a presidente do SindiVarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito.

“Esses dados poderiam ser muito piores. Em um trabalho conjunto entre o SindiVarejista e Seccamp foram assinados Aditamentos às Convenções Coletivas de acordo com a medidas provisórias 927 e 936 e conseguimos com isso conseguimos manter mais de 10 mil empregos”, continuou a presidente.

Com a retomada do comércio na próxima segunda-feira, a presidente da entidade espera que a ela aconteça de forma responsável e gradual o quanto antes. “Todos estão conscientes que essa retomada deve ser feita com muita responsabilidade. Os comerciantes sabem disso e vão fazer todos os procedimentos para que o comércio consiga manter as portas abetas e trabalhando”.

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br