Home  > Notícias do Varejo  > Comércio de Campinas encerra maio com saldo negativo de empregos

Comércio de Campinas encerra maio com saldo negativo de empregos

Em maio foram 174 vagas fechadas, resultado de 2.788 admissões e 2.962 desligamentos

O comércio varejista de Campinas, pelo terceiro mês seguido, perdeu vagas de empregos com carteira assinada. Em maio foram 174 vagas fechadas, resultado de 2.788 admissões e 2.962 desligamentos. Esta queda é 64% maior que a registrada no mesmo mês do ano passado, quando houve perda de 106 vínculos e quando também houve a greve dos caminhoneiros.

O levantamento é do SindiVarejista de Campinas e Região em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em abril deste ano a cidade fechou com um saldo negativo de 38 postos de trabalho, resultado de 3.012 admissões contra 3.050 desligamentos.

Em maio os setores que lideraram a diminuição de vagas foram o varejo de autopeças e acessórios (-69 vagas) e as lojas de eletrodomésticos e eletrônicos (-83 vagas). Nos primeiros cinco meses há uma perda de 1.425 vagas, com destaque para as lojas de vestuário, tecido e calçados (-814 vagas).

No período de junho de 2018 a maio deste ano o varejo local perdeu um total de 721 empregos formais. Vale destacar que o mercado de trabalho do comércio varejista da cidade é formado por 69.621 vínculos formais, sendo que os supermercados correspondem por 30% do total de empregos.

“É importante lembrar que o desempenho dos primeiros meses de 2019 foi aquém do mesmo período de 2018, em razão da queda de confiança do empresário diante do baixo crescimento da economia e da demora nas tramitações das reformas Tributária e da Previdência no Congresso e isso ainda continua”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br