Home  > Notícias do Varejo  > Comércio em janeiro foi positivo, afirma Presidente da Abras

Comércio em janeiro foi positivo, afirma Presidente da Abras

As vendas do setor de supermercadista cresceram 4,5% em janeiro, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, apurado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras)

As vendas do setor de supermercadista cresceram 4,5% em janeiro, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, apurado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A alta foi vista na comparação de janeiro de 2014 com janeiro de 2013. Na opinião do presidente do Conselho Consultivo da entidade, Sussumu Honda, a categoria bebidas pode ter ajudado o desempenho positivo.

"Tivemos um janeiro de muito calor e as bebidas (como cervejas, refrigerantes e água) podem ter ajudado nesse período", explicou ele. Já as vendas reais do setor apresentaram queda de 20,85% na comparação de janeiro de 2014 com o mês anterior, dezembro de 2013.

A queda justifica-se pelo período de férias e pós festas de final de ano (Natal e Ano Novo), quando o setor tem incremento em seus ganhos. Os índices apresentados pela entidade já foram deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"O setor iniciou o ano muito bem. Um dos fatores que contribuiu para o aumento das vendas foi o crescimento da massa de rendimento médio real do trabalhador, que em janeiro deste ano aumentou 3,3%. Além disso, os preços parecem não pressionar mais os consumidores", explicou.

Em valores nominais, as vendas do setor apresentatam queda de 20,41% no período analisado em relação ao mês anterior (dezembro) e, qunado comparadas a janeiro do ano anterior (2013), apresentaram alta de 10,33%. Como se trata do primeiro mês do ano (2014), no acumulado as vendas cresceram os mesmos 10,33%.

Boas perspectivas

Para os próximos meses, as perspectivas permanecem boas. "Temos carnaval que, mesmo em março, ajudará nas vendas do primeiro trimestre", explicou Honda. Ainda segundo informações do especialista, até o mês de julho, o setor supermercadista será movimentado. "Em março tem o Carnaval, em abril a Páscoa, uma data sazonal importante ao setor. Passado isso temos as festas juninas, que no Norte e Nordeste são de extrema importância, pois é o Carnaval deles", afirmou.

Coincidindo com as festas de São João teremos também período de Copa do Mundo, que ajudará no incremento de vendas deste primeiro semestre.

Fonte: DCI