Home  > Notícias do Varejo  > Como atrair e reter talentos nas pequenas e médias empresas?

Como atrair e reter talentos nas pequenas e médias empresas?

A consultora do Sebrae Claudia Aparecida de Azevedo fala sobre atração e retenção de talentos que hoje é um grande desafio, principalmente, para as pequenas e médias empresas

A atração e retenção de talentos em geral constitui um grande desafio para as pequenas e médias empresas. Você pode se deparar com a falta de interesse dos candidatos em preencher vagas para os níveis de baixa qualificação e com candidatos que não atendem aos requisitos das vagas para os níveis mais altos. Para ter uma vantagem competitiva, a sua empresa precisa fundamentalmente dos melhores profissionais, porém saiba que os melhores candidatos também irão avaliar a sua empresa.

Recomendo primeiramente definir quem você quer (o perfil profissional descrito com base nas competências) e o que pode oferecer de atrativo, além do salário e dos benefícios. Fique atento às tendências do mercado de trabalho, como o aumento pela busca de melhoria da qualidade de vida e os anseios da geração Y (pessoas na faixa dos 21 aos 35 anos), os quais destaco: liberdade para trabalhar; receber feedbacks (retorno) e desafios constantes; reconhecimento do talento por parte da liderança; desenvolvimento profissional; trabalhar em algo que contribua para a melhoria da comunidade. Invista na imagem da sua empresa. E por fim estruture ou reveja o seu processo de recrutamento e seleção.

É possível atrair e reter os melhores talentos, desde que a sua empresa corresponda às expectativas mais arrojadas em relação ao emprego e trabalho e consiga engajá-los com os seus valores. Os talentos são empreendedores, podem abrir o seu próprio negócio ou podem fazer o sucesso do seu.

Claudia Aparecida de Azevedo consultora do Sebrae-SP