Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social Sindivarejista propõe novas ações em 2012

Conexão Social Sindivarejista propõe novas ações em 2012

Conexão Social Sindivarejista apresenta aos alunos do EJA de Indaiatuba as atividades de 2011 em vídeo e lança desafio de 2012: projeto de memória do varejo

O vídeo das atividades promovidas pelo Conexão Social Sindivarejista em 2011 foi apresentado nesta quarta-feira (14/03) aos alunos de 2012 das EMEBs Leonel José Vitorino Ribeiro e Professora Áurea Moreira Costa, em Indaiatuba. O burburinho foi inevitável, especialmente entre os alunos do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) que participaram do projeto no ano passado.

Quando se viram na telinha, fizeram aquela festa. Quem ainda não conhecia o Conexão Social Sindivarejista, pode ver as oficinas, as aulas do professor Gastão, a caminhada fotográfica, a exposição de fotos e de livros produzidos pelos próprios alunos e o show de encerramento com Gabriel Sater em 2011.

Assim tiveram início as atividades com os alunos de 2012. No primeiro encontro com professores, que aconteceu dia 5 de março, o vídeo já havia sido apresentado junto com o planejamento do ano. Além das imagens de 2011, os alunos também viram nesta quarta-feira o vídeo-documentário da memória do varejo do Ouro Verde, em Campinas, produzido em 2010.

A proposta para este ano é acrescentar mais uma atividade de valorização da memória do varejo local. O projeto Mem&oacoacute;ria do Varejo de Indaiatuba será realizado a partir da escolha dos próprios alunos. Eles vão indicar comerciantes de seus bairros para contarem suas histórias. Professores e instituições envolvidas também participam desta seleção. Além de um vídeo com os depoimentos dos varejistas, serão lançados livros na Feira Literária que acontece em outubro.

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, idealizadora do projeto, falou sobre a importância de valorizar esta memória. "O papel social do comerciante varejista é muito importante. No passado, muitos devem lembrar, havia muita confiança na relação entre o comerciante e o consumidor,a compra era marcada na caderneta e paga no final do mês. Ou seja, o comerciante financiava nossa comida, era como um provedor da casa, porque ele só recebia o pagamento depois", disse Sanae. " qual é o primeiro lugar que você vai quando chega em uma cidade que não conhece? É o comércio. Se for ruim, você vai embora e não compra nada . Portanto o comercio é o responsável pelo desenvolvimento ", acrescentou.

O coordenador pedagógico do Conexão Social Sindivarejista, Cristiano Barbosa, lembrou dos excelentes resultados do ano passado e falou sobre os novos desafios. "Tudo foi muito desafiador em 2011, porque pela primeira vez levamos para os adultos o rap do professor Gastão e os conceitos do orçamento familiar e do consumo sustentável, mas os resultados foram tão surpreendentes quanto havia sido com as crianças em Campinas. Agora queremos repetir e lançar novos desafios", disse Cristiano aos alunos do EJA de Indaiatuba.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br