Home  > Notícias do Varejo  > Confira a programação do Circuito Sesc de Artes 2017

Confira a programação do Circuito Sesc de Artes 2017

Com programação a partir desta sexta-feira até o dia 14 de maio, todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos

Música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura recheiam a programação do Circuito Sesc de Artes 2017, projeto que acontece simultaneamente em 118 cidades de São Paulo, incluindo diversas da região. Com programação a partir desta sexta-feira até o dia 14 de maio, todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos. As cidades têm programações independentes, mas o projeto tem um mesmo objetivo: oferecer ao público a oportunidade de fazer um mergulho nas artes nas praças, ruas e espaços públicos. No Estado, estão envolvidos no Circuito um total de 80 trabalhos artísticos com 529 artistas em 882 apresentações, sempre de sexta a domingo.

Na Estância Climática de Morungaba, a evento acontece neste sábado, das 16h às 21h30, na Praça dos Italianos, com diversas intervenções artísticas que vão permitir a participação dos presentes. O público, por exemplo, poderá experimentar bicicletas adaptadas que funcionam como máquinas de pintura. Funciona assim: um participante pedala para acionar a rotação do papel que fica em frente à tela que ganhou o nome de “splashcleta”. Outra pessoa escolhe as cores e a forma de aplicar a tinta. O resultado, como é de se esperar, são pinturas abstratas que variam conforme as escolhas de tinta e a intensidade das pedaladas. O trabalho é desenvolvido pelo artista Guilherme Teixeira, de São Paulo.

Ainda em Morungaba, o sábado terá, entre outras coisas, Miniteatros de Sombras do grupo mineiro Girino. Como fotógrafos lambe-lambe, a trupe traz quatro peças em caixas, pequenas tanto em tamanho quanto duração. Isso porque o espectador precisa assistir à apresentação espiando em um olho mágico e com auxílio de fones de ouvido. São dois minutos de narrativas oníricas realizadas com a famosa técnica do teatro de sombras.

Aproveite também para contemplar os marcadores de livros que vão “frutificar” nos galhos de uma curiosa árvore feita pelo Coletivo Muda Práticas, de São Paulo. Cada marcador contém frases poéticas que convidam o público a conhecer a obra de autores como Cecilia Meireles, Mel Duarte e Manoel de Barros, e os livros estarão disponíveis ali para consultas.

Outras cidades

Desta sexta-feira a domingo, as cidades de Itapira, Valinhos e Mogi Guaçu recebem o grupo Trovadores do Miocárdio, que fará uma performance literária conhecida como spoken poetry (poesia falada, em inglês). Basicamente, os artistas declamam crônicas e poemas com a ideia de promover um encontro entre poesia e música. As mesmas cidades recebem ainda o grupo sergipano de teatro Imbuaça, que apresentará o espetáculo A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel. A peça traz conto, canto e dança para narrar a vida e obra do autor paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918), um dos criadores da literatura de cordel.

Para aqueles que preferem atividades mais agitadas, haverá ainda a Batalha de MCS, que traz Bárbara Sweet, Stefanie MC, MC Kamau, MC Somba, e mediação do DJ Erick Jay, residente do programa Manos e Minas, da TV Cultura.

Atente-se, porém, que há outros dois finais de semana com programação do Circuito Sesc de Artes 2017. A Orquestra Frevo Capibaribe, por exemplo, faz show em Capivari, Águas de São Pedro e Limeira entre os dias 5 e 7 de maio. Também nesses municípios, a trupe circense Coletivo Nopok mostrará o espetáculo Carrilhão, repleto de acrobacias e truques de equilíbrio. O público também poderá dançar com estrelas de cinema na instalação interativa Cine Dance!, que irá fornecer figurino e fones de ouvido e exibir trechos de longas como Dirty Dancing: Ritmo Quente e Saturday Night Fever: Os Embalos de Sábado à Noite.

No fim de semana de 12 a 14 de maio, a animação será por conta principalmente da banda A Espetacular Charanga do França, que se apresenta em Santa Bárbara d’Oeste, Mogi Mirim e Americana. O grupo faz releituras das tradicionais charangas brasileiras, com um repertório de marchinhas, marchas-rancho, cumbia, maxixe, samba e ragga. Outro espetáculo que as três cidades receberão é o circense O Andarilho, da Cia. da Pegada. Nele, palhaços andarilhos apresentam esquetes de malabares e acrobacia em um espetáculo inspirado na carta O Louco do Baralho do Tarô de Marselha.

SAIBA MAIS – Circuito Sesc de Artes 2017

ITAPIRA – Sexta, das 16h às 21h30 (Praça Bernardino de Campos, Centro)

VALINHOS – Sábado, das 16h às 21h30 (Praça Washington Luis, Vila Embaré)

MORUNGABA – Sábado, das 16h às 21h30 (Praça dos Italianos, Centro)

MOGI GUAÇU – Domingo, das 16h às 21h30 (Campo da Brahma. Praça Angelina M. – Av. Júlio Xavier da Silva)

CAPIVARI – 5 de maio, das 16h às 21h30 (Praça Central)

ÁGUAS DE SÃO PEDRO – 6 de maio, das 16h às 21h30 (Praça Dr. Otávio de Moura Andrade, conhecida como Praça das Águas)

LIMEIRA – 7 de maio, das 16h às 21h30 (Parque Cidade de Limeira. Rua João Kuhl Filho)

SANTA BÁRBARA – 12 de maio, das 16h às 21h30 (Praça Cel. Luis Alves – Praça Central)

MOGI MIRIM – 13 de abril, das 16h às 21h30 (Praça Chico Mendes – Jardim Lago)

AMERICANA – 14 de maio, das 16h às 21h30 (Teatro Elis Regina. Rua Sergipe, 80 – Chácara Machadinho)

Programação completa: sescsp.org.br/circuitosescdeartes