Home  > Notícias do Varejo  > Confira dicas do Sebrae para vender no Dia das Mães mesmo em época de coronavírus

As Datas Comemorativas são impulsionadoras de consumo e responsáveis por grande parte do faturamento do varejo, e nesse ano, a segunda data mais importante para o comércio, o Dia das Mães, está acontecendo no meio da pandemia da covid-19. A maioria das empresas estão de portas fechadas devido ao isolamento social, mas isso não significa […]

A maioria das empresas estão de portas fechadas devido ao isolamento social, mas isso não significa que elas não possam, e devam aproveitar para vender no Dia das Mães.

Para ajudar os empresários nesse momento tão difícil o Sindivarejista conversou com a consultora de negócios do Sebrae de Campinas, Taís Camargo, que destacou 6 dicas para as empresas continuarem vendendo nessa data mesmo diante da pandemia.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, agora é hora da inovação e a busca de outros canais para a venda. “O empresário deve buscar canais de vendas alternativas porque agora é fundamental. Pequenos comerciantes também podem se juntar para compartilhar mailings. Os vendedores podem atuar remotamente por meio de chats online, de WhatsApp. Por fim, ainda é possível disponibilizar vounchers com descontos atrativos para consumo posterior”, afirmou.

Confira abaixo as dicas do Sebrae e comece já:

Dica 1: Olhe para seus produtos e separe os que seus clientes sempre elogiam ou o que você tinha programado vender nessa data. Lembre-se que estamos falando de uma data especial e que esses produtos, independente do valor, devem ser especiais também. Agora é hora de vender o que já temos em estoque, então faça essa seleção, olhando para todo o seu estoque.

Dica 2: O que sua mãe merece? Essa frase mexe com qualquer filho! Nossas mães sempre merecem o melhor, por isso crie kits e pacotes com seus produtos, valorizando as mercadorias e aumentando o seu ticket médio. Faça kits e pacotes especiais para irmãos e incentive a compra em conjunto. Isso facilita as entregas e também aumenta o valor de suas vendas.

Dica 3: Agora que já selecionamos os produtos e criamos nossos kits é hora de conectar com seu consumidor. Toda mãe tem um tipo: cuidadosa, vaidosa, clássica, esportiva, moderna, olhe para seus produtos e veja qual se encaixa a cada tipo de mãe e crie mensagens, postagens que sejam direcionadas para cada público.

Por exemplo: para uma “Mãe Mega protetora” crie kits de cuidados (voucher de maquiagem, uma roupa, sapato que ela ama, mas que nunca tem tempo para ir comprar, pois sempre está preocupada com os outros. Para as mães antenadas: ampliar a capacidade de rede de acesso à internet, um smart whatch, equipamento eletrônicos e roupas que tragam tecnologia. “Para cada tipo de mãe é possível fazer um direcionamento de produtos e serviços, mas lembre-se, a sua comunicação não é para ela e sim para os filhos. Lembrando que alguns presentes são clássicos e agradam a todos os tipos de mães com as tradicionais flores”.

Dica 4: Entregas! Mesmo que você nunca tenha feito isso antes, agora é necessário! Você pode entregar direto na casa da mãe (delivery), fazer um Drive thru, onde o filho passe para pegar ou mesmo entregar na casa do filho, para que ele entregue para a mãe. Possibilidades que atendem uma grande necessidade desse momento. Há empresas terceirizadas que podem te ajudar nessa missão. Realizar uma programação e criar um roteiro contribui para economizar tempo e combustível

Dica 5: Você pode criar cartões virtuais e depois enviar para os seus clientes por WhatsApp ou postar nas redes sociais. Esse Dia das Mães vai ser diferente, com muitas chamadas de vídeo e presentes que chegam sem as pessoas, mas mesmo assim será um momento de muito amor e sua empresa deve fazer parte disso.

Dica 6: Comunique-se – Agora é a hora de enfatizar a divulgação e fazer com que seus clientes e potenciais saibam o que você tem a oferecer. Use seus contatos, amigos, listagem de clientes, as redes sociais para manter a divulgação presente. Demonstre os benefícios e as oportunidades para quem está comprando e para quem vai receber o presente. Lembre-se que muitas pessoas deixam para comprar os presentes de última hora, esteja pronto!

“Que esse Dia das Mães será diferente, não temos dúvidas, mas acreditamos que podemos estar presentes e nos fazer presente, passando por essa data ganhando novas experiências e colocando em prática mudanças que o ambiente nos vem impondo”, afirmou a consultora.

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br