Vitrines bem organizadas, diversidade de produtos, facilidade de pagamento, além de ambiente agradável são medidas essenciais para aumentar as vendas.
Projeções recentes divulgadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para as vendas do comércio varejista paulista em agosto, mês do Dia dos Pais, indicam que o faturamento real do setor deve crescer 4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar disso, as lojas de vestuário, tecidos e calçados e o setor de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento, segmentos preferidos para os presentes, devem apresentar recuo, respectivamente, de 5% e 4%. Portanto, a data não deve ser a motivadora da elevação do faturamento do comércio no período.
As duas principais datas comemorativas do primeiro semestre – Dia das Mães, em maio, e Dia dos Namorados, em junho – registraram queda nas vendas.
Por esse motivo, a FecomercioSP elencou algumas medidas que, se implantadas de maneira adequada, podem ajudar o comerciante a alavancar as vendas:
Vitrines atrativas
Nesse Dia dos Pais é importante dar uma atenção especial às vitrines, pois elas são o cartão de visitas do estabelecimento. A organização e o visual atrativo, em sintonia com o perfil da loja, podem despertar a curiosidade e atrair mais clientes.
Ambiente agradável
O espaço interno da loja deve oferecer boas condições de iluminação e espaço para os consumidores realizarem as compras.
Diversidade de produtos
O comerciante deve manter uma maior variedade de produtos disponíveis no estabelecimento, para que o consumidor tenha contato com os demais itens oferecidos. Vale lembrar que esse Dia dos Pais será das chamadas “lembrancinhas”. Por isso, aposte em artigos de menor valor e que não exijam longos financiamentos. Em caso de estoques elevados, aproveite a data para promoções e liquidações.
Facilidade de pagamento
Em tempos de dificuldades financeiras, oferecer condições para pagamento parcelado pode representar um bom atrativo para as vendas, principalmente para os consumidores de renda mais baixa.