Home  > Notícias do Varejo  > DE PAI PARA FILHO

DE PAI PARA FILHO

Em homenagem ao Dia dos Pais, contamos a história da Óptica Ferrari, que perpetua negócio em família e ganha renovação com geração que chega

A paixão de um menino de 12 anos por fotografia construiu uma história de sucesso. O empresário Luiz Alberto Ferrari comemora 40 anos da Foto Óptica Ferrari em 2012 e já prevê vida longa para seu empreendimento, cuja continuidade aos poucos fica a cargo de um dos seus três filhos, Rodrigo, de 29 anos. Ferrari lembra que começou sua relação com o setor varrendo a calçada de um estúdio de fotografia tradicional de Campinas, Studio Segallio. Em pouco tempo, já ajudava a cortar as fotos manualmente.

A passagem do bastão de Pai para Filho acontece de forma tranquila e enche de conforto o pai Ferrari, que nunca teve sócios nestas quatro décadas. “Você não vai querer que o negócio acabe quando se trata de uma coisa de família”, diz Luiz, o pai. “Eu preferia ter todos aqui, mas isso tem de acontecer naturalmente”, explica.

O interesse natural pelo negócio familiar surgiu no filho mais velho. “Desde pequeno eu gostava de ficar no balcão quando estava de férias. Optei por fazer faculdade em Campinas para ficar perto das lojas. Foi uma coisa natural. Eu quis dar continuidade e hoje não me imagino fazendo outra coisa, porque foi algo que meu pai construiu e é uma coisa da qual tenho muito orgulho”, diz Rodrigo com convicção.

A relação entre pai e filho na gestão do negócio é muito saudável. “Nunca tivemos atrito, mas não é a coisa mais fácil do mundo. Principalmente com relação a novas ideias. Mas, com a maturidade, o convívio fica melhor a cada dia”, afirma o administrador de empresas, que além de aprender com o pai nas três lojas, tem seu próprio negócio, no mesmo setor.

Quatro décadas

Quando comprou uma loja no Taquaral em novembro de 1972, aos 22 anos, Luiz Alberto Ferrari deu início ao seu estúdio próprio, a Foto Colorama. Um ano depois, ele abria loja na Rua 13 de Maio, desta vez com o nome Foto Óptica Ferrari. Entre 76 e 77, Luiz adquiriu mais uma loja, na Rua José Paulino. Paralelamente,
mantinha a atividade pela qual se apaixonara na infância. Foi o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Campinas.

Na década de 80, atuando como fotógrafo, Luiz fez a cobertura do casamento do ex-governador Orestes Quércia e também do jogador Zenon. Nesta mesma década, fechou uma das lojas. Mas não se
abateu nem pensou em parar. Segundo ele, o momento de maior crise foi em 2007/2008, quando a fotografia mudou definitivamente de analógico para digital.

Hoje ele tem três lojas (Centro, Unimart e Iguatemi) e investe em uma unidade no Campos Elíseos, na avenida Ruy Rodrigues. Nos serviços, faz um mix de 50% ótica e 50% foto. “Quando comecei, o negócio
fotografia era forte. Hoje é tudo diferente.”

Entre os princípios que Luiz procura passar ao seu filho está a atenção especial ao fornecedor. “Cuidar do fornecedor e do bom atendimento são ações fundamentais para um bom negócio.”

Foto Óptica Ferrari

Centro: Rua José Paulino, 925. Telefone 32315877.
Shopping Unimart: Telefone 32411935.
Shopping Iguatemi Campinas: Piso 1. Telefone 32550256.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br