Dia dos Pais: a história de pai e filha no comércio de Indaiatuba

10 . ago . 2018 Imprimir esse Artigo

Para celebrar o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (12), o SindiVarejista conversou com um pai e uma filha que, além dos laços familiares, também estão juntos no comércio. A história do empresário Mário Tempesta Filho, de 72 anos, e da gerente de planejamento Melissa Tempesta, 38, tomaram um rumo diferente quando ela decidiu finalmente assumir o negócio dos pais.

A loja de materiais elétricos LigBem, de Indaiatuba, foi fundada pelo Mário e sua esposa, Claudete, 68, há 40 anos, dois anos antes da filha única do casal nascer. O negócio cresceu junto com Melissa que acompanhou de perto o trabalho dos pais como comerciantes e empreendedores.

Com o tempo, apesar das expectativas para que Melissa também participasse do negócio da família, ela decidiu seguir outro caminho. Na fase de entrar na faculdade, Melissa prestou vestibular para Administração. “Mas eu percebia que ela não estava feliz. Foi quando perguntei e ela me disse que havia prestado vestibular para Direito e gostaria fazer o curso”, conta Mário.
Disposto a apoiar o desejo da filha, o empresário decidiu não interferir na sua escolha profissional. O tempo passou, Melissa cursou a faculdade, trabalhou como advogada, mudou de ramo e teve uma loja de móveis em Campinas. “Eu não queria assumir a empresa, pois sentia que o negócio era um sonho dos meus pais, não meu. Pra mim era claro que queria a seguir um caminho próprio”, relembra Melissa.

Foi então que em meados de 2016, os empresários chegaram ao momento definitivo de decidir os rumos do comércio com mais de 20 funcionários e próximo de completar quatro décadas. Na casa dos 70, Mário tinha de pensar o que fazer com o negócio. “Tínhamos chegado à conclusão de que iríamos fechar ou vender. Não somos eternos e sentimos que era chegada a hora de começar a desacelerar.”

LEIA TAMBÉM
Balanços apontam ganhos de R$ 2,1 bi com exclusão de ICMS do PIS/Cofins
Confira os próximos curso e workshops que acontecerão no SindiVarejista
Varejista, a 2ª parcela da Contribuição Assistencial vence dia 31 de agosto
Negociações Coletivas: acesse as pautas apresentadas pelos sindicatos profissionais
Dia dos Pais: a história de pai e filha no comércio de Indaiatuba
eSocial vai ampliar fiscalização a empresas que não cumprem legislação trabalhista

Mario e Melissa na loja da família. Foto: Adriano Rosa/SindiVarejista

Foi então que, depois de várias vivências, descobertas e autoconhecimento, Melissa definitivamente decidiu assumir o negócio da família. Com uma experiência bem sucedida no comércio após comandar a loja de móveis, sentia-se prepara para o desafio. “Fiz muitos cursos e me autodesenvolvi para compreender qual seria meu papel neste sonho que era dos meus pais. Foi então que propus profissionalizar e reformular a empresa para que também tivesse a minha cara”, conta.

Em 2016, a LigBem passou a ter uma nova identidade, teve uma reestruturação interna que incluiu o setor de Recursos Humanos, uma nova seção de produtos de iluminação, além de modernização. “Meus pais foram muito generosos comigo em me dar essa oportunidade e aceitar a minha proposta. Sinto uma grande responsabilidade em continuar esse sonho deles.”

Para Mário, a decisão da filha é um grande alívio e motivo de orgulho. “Temos funcionários que estão conosco há 20 anos, seria muito difícil para todos ter de fechar. Agora tentamos interferir o menos possível no desenvolvimento dela dentro da empresa. Aos poucos, quero parar de trabalhar e que ela assuma o negócio completamente”, afirma.

Para Melissa, fica o desafio constante de dar sequência ao sonho do pai e, ao mesmo tempo, realizar seu projeto pessoal. “É uma responsabilidade grande e ao mesmo tempo maravilhoso, pois estou realmente empenhada para que dê certo”, finaliza.

O SindiVarejista deseja a todos um Feliz Dia dos Pais 🙂


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook,  Instagram e Linkedin

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br

TAG
campinas comércio Dia dos Pais família loja materiais elétricos negócios
CATEGORIAS
SindiVarejista