Home  > Notícias do Varejo  > Dicas para sua loja: Tipos de cabide e formas de uso no varejo

Dicas para sua loja: Tipos de cabide e formas de uso no varejo

A diferença entre os cabides tem que estar na sua função e não no tipo. Veja a seguir a funcionalidade de cada cabide para o ponto de venda

A forma como os cabides são utilizados num closet e numa loja é diferente. Num closet os cabides não precisam ser necessariamente iguais, além disso, existe a possibilidade de se utilizar vários modelos para cada tipo de roupa, já no ponto de venda necessitamos da padronização para deixar o ambiente uniforme.

O ideal é escolher um tipo (de madeira, de plástico, de acrílico) para manter uma harmonia visual. A diferença entre os cabides tem que estar na sua função e não no tipo. Veja a seguir a funcionalidade de cada cabide para o ponto de venda.

Cabides estruturados (anatômicos)

Os cabides de madeira são mais resistentes, por isso são indicados para casacos e peças mais pesadas. Os de plástico podem ser utilizados para blazers, por exemplo. O modelo com barra serve para expor a calça dos conjuntos como tailleurs e ternos e a ponta mais arredonda ajuda a proteger as ombreiras desses produtos.

Cabides com Presilha

São indicados para bottons (peças usadas na parte de baixo do corpo) como calças, saias, bermudas e shorts avulsos.  O modelo de tamanho menor é usado para expor calcinhas de biquínis e lingerie. Além disso, blusas e vestidos do modelo  “tomara que caia” devem ser expostos nesse tipo de cabide para evitar que deslizem e caiam a qualquer manipulação. Alguns modelos de cabide liso permite que se adicione presilhas avulsas conforme a necessidade de uso.

Cabides simples

Esse cabide com abertura na parte de cima e de baixo é indicado para todo tipo de top (roupas usadas na parte de cima do corpo) como blusas, camisas, jaquetas, regatas, camisetas, etc. As blusas com alças não correm o risco de escorregar e cair quando fixadas na abertura na parte de cima do cabide. Os vestidos também ficam bem expostos nesse tipo de cabide.

Cabides para lingerie

Esse modelo de cabide é especifico para expor calcinhas e sutiãs pois é possível fixar as alças nas aberturas superiores e uma calcinha nas aberturas laterais.

Cabides para biquínis

Os biquínis podem ser expostos em cabides com presilha, mas esses modelos valorizam mais o produto pois mostram as peças abertas evidenciando detalhes para o cliente.

5 DICAS PARA ESCOLHER O CABIDE MAIS ADEQUADO

1. É importante que o gancho do cabide seja giratório para que a frente do produto esteja sempre voltada para o consumidor.

2. Todas as aberturas de gancho dos cabides devem estar sempre no mesmo sentido e viradas para a barra (e não para o consumidor), assim fica mais fácil para o cliente remover o produto do equipamento e a equipe de VM repô-los.

3. Cabides metálicos ocupam menos espaço nas araras e estoque, porém eles deformam o produto e com o tempo podem enferrujar e manchar as roupas.

4. Os cabides também podem comunicar e agregar valor a marca, por isso nunca os escolha somente pelo preço, mas sim pela imagem que transmitem, isto é, mais descolados (coloridos), mais sofisticados (de madeira), personalizados (exclusivos) etc.

5. Você pode desenvolver cabides diferenciados para linhas de produtos específicos, setores pontuais, mini-coleções… sendo práticos de manusear e cumprindo o objetivo de valorizar o produto, a criatividade é o limite!

Carla Barroso Marks é colunista colaborativa do MMdaMODA. Tecnóloga em Processamento de Dados e Pós-Graduada em Gerenciamento de Marketing, trabalha na área de Visual Merchandising & Store Design desde de 2003 no varejo de moda e também atua na área como consultora (carlamarks@terra.com.br).