Home  > Notícias do Varejo  > Em Barão Geraldo, programa ‘Inova’ encerra com resultados

Em Barão Geraldo, programa ‘Inova’ encerra com resultados

O programa “Inova no Varejo” realizado em Barão Geraldo teve seu encerramento no dia 15 de outubro, numa noite de terça-feira chuvosa, com a participação de dez empresários locais. Após um mês de reuniões realizadas na sede da Associação Comercial de Barão Geraldo, que deu apoio à ação do Sebrae e do Sindivarejista, os participantes […]

O programa “Inova no Varejo” realizado em Barão Geraldo teve seu encerramento no dia 15 de outubro, numa noite de terça-feira chuvosa, com a participação de dez empresários locais. Após um mês de reuniões realizadas na sede da Associação Comercial de Barão Geraldo, que deu apoio à ação do Sebrae e do Sindivarejista, os participantes apresentaram fotos do “Antes” e do “Depois” (veja abaixo mudanças da Ótica Primavera) em seus estabelecimentos após os encontros do “Inova no Varejo”, que inclui no programa o “Visual Merchandising” e a “Gestão Empresarial”.

Nessa última reunião, a coordenadora do projeto Taís Fernanda Camargo Antonio, que foi também responsável pela consultoria individualizada e as visitas aos varejistas, lembrou parte do conteúdo apresentado durante as reuniões. “As ações do varejo precisam se voltar para fora do estabelecimento e não somente para dentro. Ou seja, é preciso investir em vitrines, fanpages, cartazes, tudo que possa ser visto pelo cliente”, insistiu Taís.

Antes e Depois

A mudança sugerida por ela à Ótica Primavera foi executada pelos proprietários Valentim Afonso e Agna Paes, que conseguiram deixar a vitrine mais atraente, além de organizar melhor a área interna da loja, com medidas simples e sem custo (veja fotos abaixo). Na vitrine, deixaram os óculos mais à vista, de forma criativa, pendurados em cabides.

Já internamente, deixaram os óculos ao alcance dos clientes, que podem provar as peças sem precisar pedir ao atendente. Inaugurada há três anos, a Ótica Primavera fica na Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 658. Agna trabalha na parte mais técnica e já está no ramo há 24 anos, enquanto Valentim faz as vendas e o atendimento, acumulando 10 anos de experiência na área.

“Sempre fiz as pessoas ganharem dinheiro com o que sei fazer, agora quero aprender a ganhar pra mim também”, disse Agna depois do “Inova no Varejo”. A Ótica trabalha com as linhas completas das coleções mais famosas de óculos, além de ser especializada em lentes digitais, uma das novidades do mercado. Os dois receberam o convite do Sebrae para participar do “Inova” e gostaram da ideia.

“Aprendemos muitas coisas que, juntas, vão fazer a diferença. O curso fortaleceu o que já tínhamos vontade de fazer. Foi muito bom”, disse Valentim. “Uma mudança simples pode chamar bastante atenção. Fizemos algo diferente na vitrine e deu certo, ficou atraente. O bom é que já está trazendo resultados e vamos fazer outras mudanças internas”, comemorou.

Foco no visual

Segundo a coordenadora do Sebrae, 90% das informações que assimilamos chegam pelos olhos, pelo que vemos, daí a importância das vitrines, cartazes e outros recursos visuais. “Os consumidores estão sujeitos à compra por impulso se forem corretamente estimulados. Nós somos assim. Por isso o varejista precisa dar foco ao que ele tem de melhor”, diz Taís.
Hoje é importante também fazer com que o cliente tenha uma boa experiência no estabelecimento. “Qual a experiência que o consumidor teve em sua loja? Ele tomou um café gostoso? Teve um atendimento diferente? Conversou e contou histórias pessoais? Ou ele se viu numa foto dentro da loja, e fez uma coisa que em nenhum outro lugar ele fez antes? Coisas como essas são experiências”, explica Taís.

Os varejistas interessados podem participar do grupo do “Inova no Varejo” que teve início no Centro. Veja mais no link abaixo:

https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=1307

Capacitação para o varejo

O ‘Inova no Varejo’ faz parte do programa do Sebrae ‘Comércio Varejista do Estado de São Paulo’, cujo objetivo é melhorar o desempenho das empresas do setor varejista, por meio de capacitação e consultorias individuais. Essa é a segunda vez que Sindivarejista e Sebrae realizam juntos esse programa em Campinas, com o mesmo modelo de diagnóstico e apresentação de ferramentas de inovação, que podem aumentar até 30% o faturamento. Dessa vez, o programa também pode ser feito na versão digital.

Os empresários entregam álbuns com fotos e informações de seus estabelecimentos para a consultora do Sebrae e coordenadora do projeto, Taís Fernanda Camargo Antonio. Em seguida, os consultores do Sebrae fazem visitas às lojas que entregaram o material e fazem uma consultoria especializada individual com os varejistas. A consultoria é gratuita. Durante as reuniões os varejistas também aproveitam para discutir problemas comuns com a consultora e especialista.

Em agosto, o programa aconteceu na região do Ouro Verde. Cerca de 20 comerciantes da área participaram e melhoraram o visual e a administrações de seus estabelecimentos. Até o final de 2013, o programa ‘Inova no varejo’ será levado também às regiões de Barão Geraldo, Centro e Campo Grande. Antes das visitas pessoais nos estabelecimentos, acontece em cada região uma palestra de sensibilização e adesão.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br