Enxuto: um lema que perdura até hoje

13 . nov . 2017 Imprimir esse Artigo

O “Eu, Varejista” desta edição conta a história do Enxuto Supermercados, empresa fundada em Campinas em 1963, no formato de pequeno comércio de secos e molhados. Quem conta é Janneti Bragancini Giacometti, gerente de RH que trabalha na empresa há 26 anos. Ela relata como a frase do fundador do negócio, João Batista Gonçalves, é presente até hoje entre todos os colaboradores: “Querer é poder, o impossível não existe. Quando a gente quer, a gente consegue”.

Segundo Janneti, a empresa começou na década de 1960 como uma beneficiadora de arroz, transformando-se logo em seguida em um pequeno comércio de secos e molhados. Já em 1973, foi aberto o primeiro supermercado que ampliou o simples negócio. O grande marco da empresa, contudo, ocorreu em 1990 com a inauguração do primeiro hipermercado.

“O fundador sempre sonhou em concorrer com grandes redes de supermercados, por isso, a inauguração do primeiro hipermercado foi um momento muito marcante que reforçou o seu lema e confirmou que, sim, quando há vontade e muito trabalho, é possível”, disse a gerente.

Até então, todas as unidades abertas tinham até 2 mil m². Já o hipermercado, quando inaugurado, contava com 5.100 m² e quase 500 funcionários integrando a equipe. “É até hoje uma loja completa, que trabalha para atender todos os públicos e atua fortemente no atendimento aos seus clientes”, acrescenta.

Hoje, aposentado, “seo” João Batista não mora mais em Campinas. A empresa passou pelo processo de governança corporativa e atualmente funciona por meio de conselhos compostos pelos quotistas e de um diretor geral. Atualmente, a empresa possui seis lojas nas cidades de Campinas, Rio Claro, Piracicaba, Cosmópolis e Limeira, um centro de distribuição e uma unidade administrativa. Ao todo, 1,5 mil colaboradores trabalham nas unidades.

“O Enxuto é uma empresa consolidada, sólida e respeitada no mercado. A sua história mostrou como a frase do fundador da empresa se tornou um lema interno, que sempre projetamos no dia a dia da empresa”, finaliza Janneti.

Essa reportagem foi publicada na edição 42 do Nosso Varejo. Para ler outras matérias, clique aqui

TAG
campinas empreendedorismo enxuto fotos nosso varejo sucesso varejo
CATEGORIAS
SindiVarejista