Fachada de supermercado: como estruturar e organizar?

17 . abr . 2018 Print This Article

Sabemos que os apelos visuais são extremamente eficazes para atrair novos clientes e, consequentemente, elevar as vendas no varejo. Por isso, é necessário desenvolver uma fachada de supermercado, diferenciar sua marca e conquistar a atenção de novos consumidores. É importante construir a fachada de forma estruturada e organizada, pois isso influencia a aquisição de novos clientes. Dessa maneira, você aproveitará o trânsito de pessoas nas imediações e usará a fachada como um convite para o público entrar e conhecer sua loja.

Engana-se quem pensa que estruturar uma fachada de supermercado é uma tarefa difícil. Existem algumas soluções simples para oferecer uma boa experiência já no primeiro contato do público com sua loja. Acompanhe este post, conheça nossas dicas e aprenda como fazer uma fachada atrativa!

Observe o que os concorrentes fazem

Benchmarking é nome do processo que identifica e entende as práticas do mercado no intuito de compreender o que funciona — ou não. Dessa forma, você aprenderá com a experiência de outras empresas, terá inspiração para novas táticas e evitará cometer alguns erros que já tiveram sua ineficácia constatada.

Um dos primeiros passos ao planejar a estruturação da fachada de supermercado é observar as práticas que os concorrentes têm para atrair clientes. Essa pesquisa ajudará a identificar se existe algum padrão dentro do mercado e, com isso, você poderá criar estratégias que diferenciem sua marca das demais.

Durante esse processo de pesquisa, você poderá observar tudo que envolve a fachada do seu concorrente, como a abordagem comunicacional, os materiais utilizados, as cores e a disposição das peças. Procure entender os motivos que fizeram seu concorrente desenvolver cada detalhe ali disposto.

Uma outra dica relevante de diferenciação é procurar por referências no mercado estrangeiro. Esse tipo de pesquisa pode trazer inspiração e revelar tendências, possibilitando que você enxergue novas oportunidades. Além disso, você conhecerá um mercado de que, possivelmente, seus concorrentes diretos não têm ciência.

Trabalhe com as cores certas

A psicologia das cores explica como nosso cérebro interpreta cada cor e converte em sensações. Assim, a atribuição das cores em cada detalhe do varejo deve ser estudada minuciosamente, pensada e aplicada da maneira adequada, a fim de não transmitir sensações erradas ou equivocadas ao público.

Algumas cores podem trazer calmaria, outras costumam gerar excitação. Na fachada de supermercado, principalmente, deve-se considerar o uso de cores atrativas e que tenham relação com o segmento alimentício no intuito de transmitir, implicitamente, uma mensagem adequada e capaz de intensificar o desejo de consumo.

As cores quentes são utilizadas por grandes marcas do ramo alimentício, pois instigam o consumo e despertam o apetite. Utilizá-las na fachada do supermercado é uma boa opção para atrair novos clientes. Você pode usar essas cores inclusive na comunicação visual da sua marca.

O vermelho, especificamente, é uma cor primária que transmite sensação de urgência e desperta a fome. Pode-se utilizá-la, por exemplo, para compor cartazes que divulguem alguma oferta, e os seus vários tons podem ser aplicados na fonte, em imagens ou, principalmente, destacando o preço ou condição de pagamento.

Já o laranja, por ser uma cor que deriva do vermelho, também transmite a sensação de desejo. O amarelo é capaz de despertar a atenção do consumidor e transmitir sensação de otimismo e acolhimento. Você pode utilizar essas cores nos cartazes e, até mesmo, na pintura da fachada da loja.

Tenha apelos visuais na fachada de supermercado

Após entender um pouco mais sobre as cores, você iniciará o planejamento e desenvolvimento dos apelos visuais da fachada. Em suma, você entenderá o que é mais eficaz para chamar a atenção do público, reforçar sua marca e gerar uma comunicação eficiente.

O mercado de comunicação visual dispõe de uma infinidade de materiais, que permitem explorar cores e formatos. Então, você deve pensar sobre a instalação de uma placa, o desenvolvimento de cartazes e o preparo de um espaço adequado para fixá-los, o uso de cavaletes, entre outros.

Desenvolver uniformes para a equipe também é uma prática eficaz para reforçar a sua marca, padronizar o atendimento, facilitar o acesso dos clientes às pessoas certas e, principalmente, transmitir sensação de um ambiente organizado e limpo.

Dentro desse contexto, é necessário que haja uma padronização visual de todos os elementos envolvidos, mantendo a fidelidade da identidade da sua marca e reforçando um padrão visual que é eficaz, a fim de o público enxergar o cenário geral e fazer uma ligação entre todas as peças.

Nesse momento, é imprescindível ter consciência da viabilidade de aplicação de cada elemento na sua fachada. Algumas cidades contam com uma legislação que regula a aplicação de placas externas, podendo limitar tamanho e disposição, por exemplo. Então, é necessário fazer essa pesquisa antecipadamente com os órgãos responsáveis.

Invista em cartazes com promoções

O cartaz é uma mídia muito eficaz quando disposta na fachada de supermercado. Tem um baixo custo de investimento, uma rápida produção e pode ser atualizado constantemente, podendo divulgar as promoções e até as novidades da sua loja. Além disso, essa mídia não é invasiva e pode ser percebida positivamente pelo público.

Uma promoção pode ser um atrativo muito eficiente para reter novos clientes e apresentar a eles a sua loja, no intuito de deixá-lo engajado até se tornar um consumidor fiel do seu supermercado.

Além disso, a facilidade em atualizar os cartazes permite que você sempre faça promoções com produtos variados. Visto que as pessoas enxergam valores diferentes em cada oferta, você poderá captar um público ainda mais amplo, pois comunicará com diversos perfis de consumidores.

Nesse processo, você pode contar com o apoio de ferramentas de fazer cartazes online para seu supermercado. Com isso, algumas dificuldades serão supridas e você conseguirá fazer uma peça que atenda à padronização da identidade visual da sua marca, sempre pensando na psicologia das cores.

O cumprimento das etapas de pesquisa, planejamento, criação e produção garantirão uma fachada de supermercado capaz de gerar resultados concretos na prospecção de clientes. Quando os apelos visuais não são pensados da maneira adequada, os resultados de venda do seu varejo podem ser insatisfatórios.

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