Home  > Notícias do Varejo  > Fim da sacola plástica gera dúvidas no varejo; entenda a campanha

Fim da sacola plástica gera dúvidas no varejo; entenda a campanha

Medida conscientizadora não é obrigatória, mas varejista que conhece seu consumidor e acompanha as mudanças já adotou; Sindivarejista apoia a iniciativa

A partir de hoje, em todo o Estado de São Paulo, 95% dos supermercados passam a vender as sacolinhas plásticas biodegradáveis compostáveis, por preços abaixo do custo, ou a fornecer caixas de papelão ao consumidor que não levar a sua própria sacola retornável. A campanha “Vamos tirar o Planeta do Sufoco” é uma iniciativa da Associação Paulista de Supermercados (Apas) que assinou um acordo com o governo do Estado, e tem também o apoio do Sindivarejista de Campinas e Região. Apesar da forte divulga&ccccedil;ão pela imprensa, ainda há muitas dúvidas entre os empresários varejistas, especialmente sobre a obrigatoriedade da campanha.

A medida não tem caráter legal, ou seja, ela não é obrigatória. Trata-se de uma campanha de conscientização que pretende mudar os hábitos do consumidor, diminuindo o uso de plásticos não degradáveis, que poluem rios, entopem bueiros, provocam enchentes, entre outros efeitos. A medida, portanto, é opcional e não acarretará em fiscalização ou multa para quem não adotá-la. Mas cerca de 95% – 1,2 mil – dos supermercados do Estado de São Paulo já aderiram, segundo a Apas.

Isso quer dizer que o consumidor que chegar desavisado à maioria dos supermercados a partir de hoje, ou que simplesmente não se lembrar do início da Campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, vai precisar pagar pela sacolinha plástica do supermercado.

De olho no consumidor

O Sindivarejista acredita que quem der início, desde já, às mudanças de hábitos que estão acontecendo aos poucos em todo o planeta, em benefício da preservação, será beneficiado. Oferecer caixas de papelão ou vender as sacolas biodegradáveis (ou ainda estimular o uso de sacolas retornáveis pelo consumidor) é uma forma de agradar o cliente que está cada vez mais consciente, de aumentar as vendas e de melhorar o relacionamento.

A campanha foi lançada em Campinas em outubro de 2011 pelo presidente da Apas, João Galassi, e teve o apoio da presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito. Existe a perspectiva de levar a mesma campanha para o resto do País por meio de parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Ministério do Meio Ambiente. Toda a campanha é baseada na experiência piloto realizada em Jundiaí.

A Apas também lançou o Guia da Loja Verde, com orientações para as mudanças ideais no estabelecimento e nos hábitos do consumidor.

Veja as dúvidas mais comuns no varejo sobre o fim das sacolinhas plásticas nos supermercados:

O que é o movimento sem sacolas plásticas?

É um acordo. A campanha “Vamos tirar o Planeta do Sufoco” é uma iniciativa da Associação Paulista de Supermercados (Apas) que assinou um acordo com o governo do Estado.

Eu sou obrigado a aderir?

Não. Mas o Sindivarejista lembra que esta é uma tendência mundial e que já existe um consumidor consciente que espera a mesma atitude do varejo. Aqueles que não são conscientes podem ser educados a partir da campanha. A medida beneficia o consumo consciente, as vendas, a relação com o cliente e a preservação ambiental como um todo.

A medida deve ser adotada pelo varejo como um todo ou apenas pelos supermercados?

Tanto para o varejo como um todo quanto para os supermercados, a campanha é opcional; não é lei. Mas ela pode ser adotada por todos os varejistas conscientes, que acompanham as tendências mundiais e o comportamento do seu consumidor.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br