Home  > Notícias do Varejo  > Indaiatuba perde R$ 9,3 mi a cada feriado com comércio fechado

Indaiatuba perde R$ 9,3 mi a cada feriado com comércio fechado

Município tem 3 feriados municipais. Somando-se aos feriados nacionais e estaduais, são cerca de 13 datas o que representa impacto financeiro anual de R$ 121 mi

O fechamento do comércio por um dia em Indaiatuba pode representar uma perda para a cidade de cerca de R$ 9,3 milhões. O cálculo realizado pelo Sindivarejista (Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região) tem por base o Produto Interno Bruto (PIB) municipal de 2012, estimado pela Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Indaiatuba em R$ 7,135 bilhões.

Ação impede trabalho do comerciário no dia 2 em Indaiatuba

Considerando que o setor de comércio/serviços é responsável por 53,1% da produtividade da cidade (seguido pela indústria, 46,5%; e agropecuária, 0,4%), o PIB do comércio/serviços de Indaiatuba é de cerca de R$ 3,788 bilhões. Isso equivale a um PIB diário de R$ 10,4 milhões.

Calcula-se que sem o funcionamento do setor de comércio/serviços em feriados, 90% desse valor deixa de ser movimentado. A estimativa de perda para a cidade de Indaiatuba com o fechamento do comércio, portanto, é de R$ 9,3 milhões (90% de R$ 10,4 milhões, PIB diário do comércio da cidade).

Indaiatuba tem três feriados municipais. Somando-se aos feriados nacionais e estaduais, são cerca de 13 datas ao ano. Isso representa um impacto financeiro anual de mais de R$ 121 milhões.

A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região (Sindivarejista), Sanae Murayama Saito, acredita que o prejuízo não é só para Indaiatuba, mas para toda a região. Ela lamenta
O mês de novembro tem o agravante de acumular, além do feriado de Finados, no dia 2, também o da Proclamação da República, no dia 15. Os feriados podem quebrar o comércio neste mês e afetar as contas do município.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista