Home  > Notícias do Varejo  > Índice de Confiança do Consumidor se mantém estável

Índice de Confiança do Consumidor se mantém estável

ICC medido pelo SindiVarejista mediu 113 pontos, aponta estabilidade de otimismo para o consumo; mas ainda depende das condições políticas

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Campinas teve registro de 113,6 pontos no mês de junho, apresentando estabilidade e otimismo para o consumo na cidade. Os dados são do SindiVarejista, em parceria com  a FecomercioSP.

A variação é considerada positiva e aponta que a expectativa da população em consumir no comércio de Campinas se mantem estável e otimista. A variação em relação ao mês anterior, maio, foi baixa. Naquele mês, o índice ficou em 114 pontos. Já em relação à série histórica do semestre, há equilíbrio e os números apontam pouca variação referente à percepção do consumidor.

Para a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, embora os dados apresentem pré-disposição ao consumo, ainda assim qualquer variação dependerá dos acontecimentos políticos no cenário nacional. “A estabilização vai variar ao sabor dos fatores políticos, cujo ambiente atual deixa muitas incerteza, fazendo com que o consumidor, de modo geral, coloque o pé no freio”, disse.

O indicador utilizado na pesquisa varia entre 0 e 200 pontos, sendo que abaixo de 100 significa pessimismo e, acima, otimismo. O ICC é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), que revela a disposição em consumir neste momento, e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), que aponta a perspectiva das pessoas em comprar no futuro, sem considerar o cenário atual.

O ICEA do mês de junho é pessimista e aponta 23,6 pontos. Já a perspectiva futura (IEC) está em 173 pontos. Dessa forma, as projeções para o futuro estão no campo positivo do indicador e permanecem estáveis em relação às últimas pesquisas feitas ao longo do primeiro semestre deste ano.

Para o assessor econômico da FecomercioSP,  Fábio Pina, a queda dos juros e crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) influenciam no índice, pois são fatores econômicos consideráveis. “As pessoas, de modo geral, veem motivos de melhora e o sentimento para consumo torna-se mais positivo. Mas tudo isso, será impactado diante do cenário político”, acrescentou.

SÉRIE HISTÓRICA:

2017

Junho – 113,6 pontos

Maio – 114,1 pontos

Abril – 116,7 pontos

Março – 109,3 pontos

Fevereiro – 106,2 pontos

Janeiro – 107,3 pontos