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No dia das Mães, destaque-se no meio da concorrência

Professora Camila Campos, do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas, dá dicas simples e rápidas para um bom resultado imediato

Uma das datas comemorativas de maior movimento para o comércio, o dia das Mães pode ser ainda mais lucrativo quando o varejista planeja estratégias para atrair um número maior de consumidores criando promoções específicas para o período. “É fundamental que o varejista se diferencie da concorrência”, ensina a professora do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas, Camila Brasil Gonçalves Campos.

Possuir um cadastro completo de seus clientes, orienta a professora que é também administradora especialista em Marketing, é imprescindível para estabelecer as ações. “Ter apenas o nome e o endereço não é suficiente”, avisa. É preciso que o varejista saiba quem é a sua clientela, se tem filhos e a faixa etária, por exemplo, para poder definir as promoções direcionadas aos públicos específicos.

A partir daí o empresário do varejo já pode pensar no tipo de promoção que irá definir. Parabenizar a cliente enviando um e-mail marketing ou até mesmo uma correspondência no início de maio pode ser uma ótima sugestão a um custo baixo. A distribuição de brindes em lojas de produtos destinados ao público alvo também é citada por Camila Campos, que dá ainda uma outra dica: promover um sorteio. “Não precisa ser um grande prêmio”, explica.

Não são apenas as promoções que fazem o diferencial em relação aos concorrentes. “O algo diferente deve ser pensado além do produto, tem que ser importante para que o consumidor prefira a sua loja. Muitos varejos vendem o mesmo produto, então como fazer¿”, questiona a professora. É quando o atendimento, a disponibilidade da mercadoria, o prazo de entrega, os serviços pós venda e as condições de pagamento são levados em conta. “Tudo isso pode conferir ao varejo importantes pontos de diferenciação”.

Atendimento

Cumprimentar, dar atenção e responder de maneira cordata, esclarece Camila, são princípios básicos de educação. São fatores que ajudam, segundo ela, mas não são apontados como um diferencial. “Eu posso entrar em uma loja e ser super bem recebida por um vendedor extremamente educado, mas quando faço perguntas sobre o prazo de entrega ele me diz que é extremamente longo e que não pode fazer nada. É um ponto importante que o varejista deve considerar”, orienta. Nesse caso, esclarece, toda a educação do vendedor não significou um bom atendimento, pois o consumidor sempre espera que se possa fazer algo por ele.

O que é então um bom atendimento¿ “Ele se dá quando, além de ser educado e mesmo que não saiba alguma informação específica, o que é normal, o vendedor vai atrás da resposta e se compromete a informar o cliente o mais rápido possível. Saber negociar as condições de pagamento também é importante. “O funcionário deve mostrar-se disponível para uma negociação para que o cliente fique satisfeito sem comprometer o estabelecimento. Isso não significa ceder a tudo o que o cliente quiser, mas negociar para que os dois lados saiam ganhando”, pondera a professora da PUC-Campinas. “Uma dica é que o varejista pense um pouco como seus consumidores, isso pode ser uma importante fonte de inspiração sobre o que fazer”, aconselha.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
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