Home  > Notícias do Varejo  > Palestra sobre eSocial terá 2ª edição na Câmara na 3ª-feira, dia 14

Palestra sobre eSocial terá 2ª edição na Câmara na 3ª-feira, dia 14

Para quem não conseguiu se inscrever (as vagas são limitadas) a Câmara fará a transmissão em tempo real em seu site

Na próxima terça-feira, dia 14, acontece a segunda edição da palestra sobre eSocial voltada aos empresários do comércio varejista e contabilistas de Campinas e região. O primeiro encontro reuniu cerca de 400 pessoas no plenário da Câmara Municipal em julho. A apresentação, que é gratuita, será ministrada mais uma vez por auditores fiscais da Receita Federal, do Ministério do Trabalho e Emprego e também por representantes da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Previdência Social. A intenção é trazer esclarecimentos e tirar dúvidas da nova forma de prestação de informações ao governo federal.

Segundo o fiscal da Receita Federal Paulo Magarotto, a segunda edição da apresentação vai contar com novidades diferentes das apresentadas no mês de julho. Para quem não conseguiu se inscrever (as vagas são limitadas) a Câmara informou que fará a transmissão em tempo real da palestra em seu site. Clique aqui e tenha acesso ao link em tempo real ou copie o endereço: http://www.campinas.sp.leg.br/popup_aovivo

Quem conseguiu se inscrever não esqueça de levar impresso a sua ficha de inscrição para liberação e entrada no plenário.

O encontro é uma ação conjunta da Prefeitura de Campinas, Câmara Municipal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa, Previdência Social, Sindivarejista, Sincofarma (SP), Sescon, Acic, Sindilojas, com patrocínio da IOB Folhamatic EBS (Sage).

Saiba Mais

O e-Social é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias a diversos órgãos governamentais federais, eliminando diversas das obrigações atuais e modificando totalmente o modo como é feito hoje. Ou seja, a folha de pagamento digital vai unificar num único sistema o envio de todas as informações dos trabalhadores aos órgãos federais. Para se adaptar, as empresas terão de mudar a maneira como tratam esses dados.

A maior parte das informações prestadas será de competência da área de recursos humanos (RH) das empresas, mas a integração entre setores será fundamental, principalmente na fase inicial de adequação ao sistema. Com o eSocial o governo vai ter um retrato de todo tipo de vínculo trabalhista.

A nova forma vai atingir desde o pequeno comércio até as grandes redes varejistas. Ele deve começar a ser exigido no próximo ano.

Local:
Plenário José Maria Matosinho da Câmara Municipal de Campinas
Av. Engenheiro Roberto Mange, 66 –  Ponte Preta – Campinas SP
Horário: 9:00h às 15:00h  / coffee break das 12h às 13h

Programaç&atildatilde;o

PARTE 1 –  “Esclarecimentos sobre o projeto eSocial” – das 9h às 11h
Ministrantes: Auditores-Fiscais da Receita Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego e representantes do INSS e da Caixa Econômica Federal.

Conteúdo Programático:

•             Registro de Eventos Trabalhistas;

•             Recursos disponibilizados para empregados e contribuintes

•             Alterações trazidas com o eSocial;

•             Geração e transmissão de arquivos;

•             Desafios na implantação do eSocial.

PARTE 2 – “eSocial – Riscos Trabalhistas e Previdenciários” – das 13h às 15h
Ministrantes Advogados do “Andrade & Lima Advogados”

Conteúdo Programático:

•             Novos Desafios para Gestão de Departamentos de Pessoas e Controle das Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias

•             Necessidade de Integração de Departamentos (Recursos Humanos/Depto. Pessoal Contábil/Fiscal – Segurança e do Trabalho -TI – Jurídico) e dos Escritórios de Contabilidade;

•bull;             Trabalho Preventivo para Minimizar Riscos.